AOS CHEFES DO MUNDO!

O presente ensaio é fruto de muitos anos de observação e talvez eu devesse intitulá-lo "AOS DONOS DO MUNDO".

Aliás, acredito que não haja nesse mesmo mundo quem não teve a oportunidade de "ensaiar" o seu chefe e quando se trata desse assunto, as observações sempre parte do íntimo mais profundo de cada ser, como se nos tornássemos mestres em psicologia...humana?

Talvez!

Há um dito conhecido, não sei bem se um ditado popular, ou algo proferido por alguém de renome na matéria, que nos ensina:

"QUER CONHECER ALGUÉM? DÊ-LHE O PODER"

Mas o que mais me intriga é a virtualidade deste "poder"!

É incrível como pessoas na "funçaõ" de chefes, muitas vezes se apossam de um poder que não lhes pertencem!E pior ainda, um poder que não existe!

E nomeiam atitudes absurdas, como ordens hierárquicas a bem da organização da qual quase sempre não participam.

Mas tenho que admitir que o dito acima é uma síntese do funcionamento da psicologia do chefe...(eu ia dizer da psicologia humana...desisti!).

E vou além:Quer conhecer o perfil de um candidato à chefe? Antes, observe-o como soldado da sua função!

Geralmente , os chefes são espelhos do seu inconsciente:

Se são incapazes...cobram eficiência exagerada!

Se são relapsos...cobram pontualidade extrema!

Se nunca foram respeitados...desrespeitam.

Se são enganadores...tornam-se chefes desconfiados!

Se são incompetentes...cobram o impossível!

Se são vaidosos...jorram arrogância.

Se nunca trabalharam...tornam-se algozes!

Se são inseguros...humilham!

Se nunca ouviram...não escutam!

Se nunca escutaram...gritam para se fazer ouvir.

Gostaria de salientar, que este perfil de comportamneto pode ocorrer com qualquer posto de chefia, independente da formação profissional e da condição intelectual.

Deduzo que a função de chefe, seja uma grande oportunidade para alguém espelhar sua condição espiritual.

E nos ensaios que fiz, os diagnósticos e prognósticos espirituais, não foram dos mais alentadores...

Mandar é fácil, dispensa grandes especialidades.Saber mandar,ou em última análise LIDERAR, talvez seja das artes, a mais difícil!

E me respondam? Quem já não obedeceu ordem burra?

Que tarefa difícil essa!

O ensaio está lançado.Se houver alguma objeção, que manifestem-se os injustiçados ou calem-se por ora!

Ou até que se tornem chefes!

E antes que eu me esqueça...também já fui chefe!

Tremo só em pensar...como devo ter sido ensaiada!

Ainda bem que para toda regra há exceções...e oxalá tenha eu me valido delas...