EDUCAÇÃO x RELIGIÃO

A maioria das pessoas reclama que a educação está sendo posta de lado por inúmeros motivos. Ou porque as mães atualmente trabalham fora ou porque a mídia contribui para a má formação dos indivíduos que ficam inertes diante das telas. Interessante pois meus pais sempre trabalharam fora e me sinto uma privilegiada por ter tido uma formação que me trouxe o saber administrar o meu dia a dia com certa destreza. Isto é, amenizar os dissabores ao passar por esse longo caminho que é a vida. Quanto à mídia filtro o que pode me trazer como conhecimento e referência.

Andei freqüentando algumas doutrinas religiosas como católica, perfect liberty ( japonesa ), messiânica, budista, espírita, evangélica e outras das quais despertaram o meu conhecimento. Nós somos criados sob uma cultura essencialmente cristã, inclusive até, pela base colonialista que nos foi ditada há séculos. Poucos os que fogem à regra dessa cultura enquanto estamos em fase de formação. Minha educação nunca foi rígida, porém, bastante assistida pelo pouco tempo que sobrava a meus pais para passarem os bons costumes e o senso comum do que seja bom ou ruim. Nem todos têm essa oportunidade e acho válida a religião como freio, disciplina, porque auxilia na formação do indivíduo e de seu comportamento diante da vida num sentido geral. Mas, o temor a um Deus eu tive a sorte de jamais ter conhecido sob o ponto de vista da punição e do castigo divino. Os fatos acontecem porque têm que acontecer e os sofrimentos advêm de acordo com a atitude de cada um ou quando nos direcionamos para onde se permite que o acaso aconteça...(acaso, a meu ver, é aquilo que não sabemos explicar o por quê do acontecido). Porém, existe um exagero religioso para manipular as pessoas. Não sou contra o dízimo e qualquer participação de caráter financeiro ligada à religião para que as Igrejas possam sobreviver. Mas o que está havendo é um exagero de comércio sem tamanho. Uma troca perniciosa entre a "oferta de dinheiro" e a cobrança por alguma "graça" alcançada! Enquanto isso, somos testemunhos de líderes religiosos cada vez mais enriquecidos e o comércio dentro dos templos vem tomando proporções alarmantes. O marketing religioso´faz parte de uma máquina que gera fortunas. A troca virou febre! E a verdadeira essência sobre os ensinamentos cristãos se diluíram numa rede de interesses sem fim! O pior é que as pessoas buscam a religião como o último recurso para os seus problemas, torna-se a catarse para amenizar o peso e trazer a solução. É uma covardia o que esses líderes religiosos fazem em várias religiões!!! O Deus virou instrumento de punição para aliviar os problemas que carregam sobre os ombros. Religião é para desprtar o amor, cultuar o bem e divulgar a corrente para a melhora do ser como indivíduo que tem que conviver em harmonia uns para com os outros. Em princípio parece tão óbvio, mas é um exercício que nos desafia todos os dias, todos os momentos. Digo NÃO à corrente que cerceia o pensamento e impõe costumes doutrinários que colocam as pessoas enfileiradas como cordeiros para o abate final: a ignorância e a mediocridade!

Religião é uma forma válida de educar, despertar o subjetivo para sentimentos que nos leva ao conhecimento pleno e a permitir o discernimento que é o de procurar se colocar no lugar do outro quando há um desentimento tão comum a nós todos. Isso é amar o seu próximo, essa é a maior religião: estarmos abertos para compreender as pessoas quando se faz necessário!

Eliane Thompson
Enviado por Eliane Thompson em 20/06/2011
Reeditado em 21/06/2011
Código do texto: T3045823
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.