Sobre o aumento de QI, um dado importante

Uma peculiaridade bastante estranha de nossa época, é que, já há, um século, a pontuação média das populações em testes de QI vem aumentando a uma taxa de aproximadamente 3% por década.

À primeira vista, esse valor não parece relevante: uma diferença de três pontos percentuais parece mudar pouca coisa. Mas o fato de a tendência perdurar ao longo do tempo a torna muitíssimo significativa. Em um século, devemos ter tido uma variação superior a trinta pontos, uma enormidade.

É curioso que durante um largo período tal variação tenha sido desprezada. As primeiras interpretações do fato negligenciaram a possibilidade mais óbvia indicada pelos testes, a de que a população estaria ficando mais inteligente, e se voltaram para outra possibilidade, a de que a pontuação em testes de QI de um homem médio atingiria seu ápice aos dezoito anos, caindo, a partir de então, à taxa de 3% por década inferida nos dados.

A boa notícia é que caminhamos para uma humanidade de gênios (ao menos aos nossos olhos). Confesso que isso me seduz muitíssimo.

Por outro lado, sabemos que tal tendência, ao menos nessa intensidade, não pode ter sido constante ao longo dos séculos, ou teríamos tido populações absurdamente obtusas em séculos anteriores, não foi o caso. Desse modo, a tendência, ao menos com tamanha intensidade, não pode ter surgido há muitos séculos

Aumento significativo e constante também vem ocorrendo na altura dos indivíduos ao longo do mesmo período, mas a taxas significativamente menores, 1% por década em países pobres, e a metade disso em países ricos.

Parte destes aumentos pode ser atribuída à melhor alimentação das populações. Outra parte é mais difícil explicar.

Suspeito que uma das causas desse aumento seja a escolha feita pelas mães para os pais de seus filhos. Acredito que a maioria das mulheres escolha homens altos e inteligentes para isso. Mas se é muito fácil discernir os mais altos, não é tão óbvia a escolha dos mais inteligentes.

Quais teriam sido as causas para tal aumento? E por que essas causas começaram a se impor apenas no século XX, ou pouco antes?

Conjeturo que a causa para isso tenha sido a popularização das escolas. Creio que as escolas evidenciam, em certo grau, o QI das pessoas, destacando uns e rebaixando outros. Escolhas sugeridas pelo sucesso escolar tenderiam a privilegiar os de QI mais alto, característica herdada pelos filhos.

Independente da razão para tais fatos, ambos os fenômenos, de aumento de altura e pontuação em testes de QI permanecem ocorrendo em todo o planeta.