Quando as máscaras caem

Segundo a Psicanálise, dá-se o nome de Complexo de Édipo, quando o menino direciona o seu desejo (carinho) para a mãe e a menina para o pai. A menina acha que foi castrada pela mãe, por não possuir o falo, e o menino terá medo ou receio do pai, pois acha qe o mesmo poderá castrá-lo.

Na obra “ Senhora dos Afogados”, Nelson Rodrigues , mostra isso através da personagem Moema, que se livrou das mulheres da família para que não tivesse que dividir a atenção do pai.

No Complexo de Édipo, a menina passa a imitar a mãe ao perceber que o estilo materno agrada o pai, mas isso não ocorre nessa obra, pois em momento algum Moema tenta imitar a mãe,ao contrário, a mãe para Moema representa um empecilho que deve ser eliminado. O próprio nome Moema dá ideia daquela que moi a mãe, ou seja, maltrata, tenta destruir.

Moema quer eliminar qualquer semelhança com sua mãe e lamenta ter as mãos parecidas com as dela: ”Eu e ela não somos uma mesma pessoa... Só as nossas mãos são parecidas! Se parecem tanto, tanto! Não queria ter essas mãos, não queria que elas fossem minhas...São elas que me ligam à minha mãe...Enquanto elas existirem, serei filha de sua carne... (Senhora dos Afogados, 1947 )

Paulo, irmão de Moema, mostra-se mais afeminado e som grande afinidade com a mãe, é o que percebe-se nos trechos do texto: “ Entra Paulo, o irmão de Moema e filho de d. Eduarda. Muito jovem e bonito, com algo infantil ou de feminino nos gestos e na fisionomia atormentada.”

Paulo mostra uma verdadeira adoração pela mãe e uma preocupação de que ela continue sendo aquela mulher honesta, boa esposa e boa mãe, da maneira que é pregado pela sociedade, ou seja, o filho preocupa-se com a imagem da mãe que para ele deve ser pura e casta.

Por isso o filho pede a mãe que prometa que nunca terá uma atitude ou comportamento que não esteja de acordo com o modelo de “esposa” pregado por aquela sociedade.

Mas essa imagem é quebrada a partir do momento que Moema incita a mãe a ter um caso com seu noivo e é flagrada pelo filho, que apunhala o amante da mãe pelas costas, após constatar a traição, em uma tentativa de manter a honra da mãe.

D. Eduarda morre após ter os pulsos cortados pelo marido, pois para ele aquelas mãos que ele tanto contemplara, havia levado a esposa a traí-lo.

Moema consegue então o que tanto queria, ser a única mulher para seu pai, já que a avó havia morrido pelo fato de Moema a ter deixado sem comida e sua irmã que a mesma a afogara para não ter que dividir com ela o carinho e a atenção do pai.

A máscara do casamento de Misael e D. Eduarda cai quando Moema grita, dizendo para o pai não beber a água dada por sua mãe, acusando-a de quere envenená-lo.

D. Eduarda protesta pelo fato do marido nunca a ter amado, casando-se com ela apenas para ter filhos, o que mostra uma visão antiga do casamento, visto como uma obrigação para que a partir dele se pudesse ter filhos e formar uma família, caindo então a máscara de um casamento aparentemente feliz.

D. Eduarda vai para um bordel, levada pelo noivo de Moema, onde ironicamente é apresentada como “ a mulher mais honesta do mundo; a mulher de um juiz: 300 anos de fidelidade conjugal.”

Essa obra de Nelson Rodrigues causou muita polêmica na época sendo censurada e interditada pela justiça. O autor foi criticado e chamado de “tarado” e por outros “gênio”, por sua bela obra que desmascara uma sociedade hipócrita.

simonersebastião
Enviado por simonersebastião em 02/07/2011
Código do texto: T3071771
Classificação de conteúdo: seguro