Sobre segredos

Segredo é aquela maldita coisa que você fez, que talvez não te traga arrependimento, que você gostaria muito de compartilhar, mas não pode e se fosse possível faria de novo! Ou não...

Lembro daquela música do Capital Inicial que ficava na minha cabeça quando eu tinha uns 15 anos: “o que você faz quando ninguém te vê fazendo”. Eu ficava pensando exatamente no que fazemos quando não tem ninguém para julgar, quando não tem ninguém para apontar o dedo.

Seria isso a liberdade?

Liberdade de pensamento temos a todo momento... porém, quando oralizamos nossos pensamentos, o cérebro já filtra as mil e umas palavras, situações, sacadas que por ventura surjam durante um momento de reflexão.

Então o que as pessoas ouvem é o nosso filtro de pensamentos e não os nossos pensamentos em si... e se "comunica bem" quem tem um ótimo filtro.

As pessoas que “pensam antes de falar” fazem exatamente isso, mas como já se habituaram, o tempo que levam para dar uma resposta condizente e “socialmente” aceita é bem menor. Dessa forma, garantem sua receptividade e podem sentir-se confortáveis, em uma conversa, informal ou formal, por isso, é muito fácil conseguir ouvir certas palavras que você precisa de alguém quando se está emotivamente fragilizado, seja por algum desentendimento, seja por influência de álcool, (...) o cérebro está uma bagunça e não é possível ordenar os pensamentos.

Neste último caso, a gente não costuma pensar muito antes de falar.

É como se o cérebro abrisse a tampa da “verdade”, de vez em quando, e deixasse escapar os nossos monstrinhos: nestas horas, falamos aquilo que não gostaríamos de falar ou que estávamos lutando muito para não dizer e podemos nos comportar de maneira inesperada, que pode até nos surpreender...

E então escapam os segredos.

Coisas que fizemos, coisas que adoraríamos colocar em um outdoor, coisas que se todos soubessem, você ficaria em chamas... coisas que você se envergonha.

Carregamos muitas informações durante a vida. Informações das nossas vidas e das dos outros.

Seria ótimo se livrar do que pesa... do excesso... mas o que pesa fica tão oculto no inconsciente que no dia-a-dia é possível não pensar, porém quando se está sonhando, é incrível: você se vê novamente de frente para aquilo que gostaria de esquecer...

Porque em sonhos, os pensamentos estão soltos, se atraindo e se repelindo, não existem ordem nem barreira, e assim, quando você acorda pode dar uma conotação de "bom" ou "ruim", ao sonho. E podemos imaginar que estamos "revivendo" algo, quando na verdade, estamos buscando, mesmo que incoscientemente, na memória, a lembrança de algo ou alguém, sabe-se lá o motivo...

Seria ótimo também poder esquecer de vez do que pesa.

Mas no mundo real: ou se aprende a conviver com isso ou se sofre disso.

Daiane Cristalina
Enviado por Daiane Cristalina em 02/08/2011
Código do texto: T3134363
Classificação de conteúdo: seguro