Sobre Um Recalque Masculino

Vivemos em uma sociedade de religiões predominantes patriarcais, pensando no chamado Ocidente, em que o machismo ainda predomina, apesar do feminismo que emergiu e se faz ouvir nos quatro cantos sociais. Mais uma coisa é se fazer ouvir e outra que afete outros sentidos além da audição.

O fato, é que este ensaio tratará de uma questão singular, o homem é estereotipado de "macho", com intuito de angariar fêmeas para sua satisfação, assim estudos demonstram a natureza diferenciada comportamental, no que se refere ao gênero. O homem educado para exibir suas genitálias, a mulher para reprimir, o primeiro deve ser incitado ao sexo e a segunda a oicbir.

Tais fatos foram revistos e comprovados, desde a psicanálise, até estudos sociais que buscaram revelar comportamentos. Minhas observações se referem a relação de amizade entre homem e mulher. Vivemos numa sociedade que nãomais faz exigências segregacionistas, como em colégios para meninos e outros para meninas.

Entretanto, a família faz a segregação através da limitação dentro de casa, estipulando, por exemplo, homens a aprenderem mecânica e mulheres "prendas" domésticas. A medida que ocorre o amadurecimento e o desenvolvimento sexual, o homem vai em busca de mulheres, mais uma forma de se apropriar, embora muitas mulheres também se sirvam de tal conduta.

Só que o homem se torna um ser carente, apesar dele ter liberdade de agir em meio público e se expor, ele desde pequeno é impedido de receber afeto, já que a afetuosidade é considerada atributo não masculino. O pai faz carinho na filha, mas o filho ele precisa tratar como "homem", criando uma barreira na relação de demonstração de afeto masculina.

O que não surpreende em uma amizade entre homem e mulher, o sujeito sentir atração sexual, pois foi educado a procurar isso nas mulheres, não sabendo como proceder diante do afeto, pois a única afetuosidade conhecida seria a materna.

Surge outra questão, faz de sua esposa um referencial de mãe, assim ele pode receber o afeto, em compensação perde o apetite sexual, pela distância entre os fatores assimilados, deve fazer a escolha entre receber afetuosidade ou liberar seu apetite sexual. o macho não deve demonstrar o sentimento, apenas na forma de desejo libidinoso.

Ainda existe outra reação, o fato de deonstração de afeto a outros homens causar uma propensão à homossexualidade, mais uma vez a degeneração do sexo viril com a incorporaçãod e atributos do "sexo frágil". A novidade após o feminismo é o homem buscando lidar com seu sentimentalismo reprimido, demonstrando-se carente diante dessa nova realidade, se as mulheres estão descobrindo a liberdade sexual, o masculino está na busca pela liberdade sentimental.

Portanto, homens recalcados, não fiquem desesperados ao se excitarem num toque de uma amiga, pois ainda precisam lidar com toda essa novidade que a maioria foi privada. Mulheres, também clamo a paciência de vocês diante destes pobres garotos imaturos, que ainda não sabem lidar com suas emoções que fazem reagir o corpo. Os dois estão buscando o lado reprimido, fazendo emergir o velado que estava associado ao outro sexo, o que Jung denominou Anima e Animus. Embora eu prefira acreditar que em vez de ter um feminino no masculino ou masculino no feminino, existe algo que dissolve essas carapaças, quem sabe a resposta esteja nas figuras multifacetadas no cenário de nomenclatura sexual, como os travestis, transexuais, bisexuais, ou seja, o que é mais mistura do que separação.