RECUE A SUA CÂMERA PRA VIVER MAIS FELIZ.

A gente tem o costume de ver as coisas de um ângulo só, numa visão simplista e rápida de tudo o que nos cerca.

Acabamos julgando assim o que é bom ou ruim, o que presta e não presta, o que é bonito e o que é feio, e por aí vai.

Mas acontece que a coisa não é bem assim.

Na nossa vida, nada ocorre de forma isolada, tudo está relacionado a um conjunto que, na maioria das vezes, ignoramos ou fingimos ignorar.

E é justamente esta "circunvizinhança" que faz a diferença, por incrível que possa parecer.

Os detalhes paralelos, os elementos que circundam, o contexto geral, enfim, se formos capazes de "recuar a câmera", trocando o foco fechado por uma visão mais panorâmica, a coisa toda muda de figura.

Literalmente falando.

Porque veremos a situação num contexto menos pobre, menos viciado, permitindo uma apreciação do quadro de forma menos restrita, menos parcial.

Assim veremos que esse contexto geral está sendo determinante em tudo o que está nos acontecendo e já nos aconteceu. Ou que irá nos acontecer sabe lá Deus quando.

Isso vale, inclusive, para situações-limite, como morte, perdas e desilusões em geral, além das tantas frustrações que teremos ao longo da vida.

Vale lembrar que também vale pras coisas boas da vida, é claro: alegrias, conquistas, vitórias, realizações e por aí vai.

O exercício sugerido não exige prática ou habilidade para ser executado: basta ter desprendimento para ampliar o campo de visão sempre que for necessário, sem medo, egoismo ou medo de ver além do que a simples visão determina, ou tenta nos impor.

Faça isso de vez em quando. Ou até sempre, se quiser.

Você verá que alguns "pesos" ficarão bem mais confortáveis, algumas pedras no seu sapato passarão a incomodar menos e, sobretudo, que você poderá ser bem mais feliz.

Depois conta pra mim como se sentiu melhor. Combinado?

______________________________________________

Conheça o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 08/08/2011
Reeditado em 08/08/2011
Código do texto: T3146270
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.