A incrível experiência de almoçar por um real.

Hoje fui comer no famoso Bom Prato, no centro de Campinas, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Ótima e democrática ideia. Imagine um grande salão com enormes mesas. As pessoas fazem fila pra entrar, pagam o R$ 1, podem lavar as mãos e recebem a comida num prato, que hoje foi feijoada. Vem, ainda, pãozinho, laranja e um copo de guaraná. As mesas são coletivas e nelas almoçam todo tipo de gente: moradores de rua, travestis, vendedores das Casa Bahia (muitos, por sinal), avós com netinhos, pessoas de terno e gravata, estudantes em geral, idosos, etc. Tem até área própria para pessoas com necessidades especiais. É um retrato nítido da realidade mais gritante do nosso país. Tudo muito limpo, organizado, tranquilo. Quando acaba-se de comer, cada um leva a sua bandeja até o local indicado, descartam o que sobrou num lixo para coisas orgânicas, colocam os talheres numa vasílha com água e deixam a bandeja uma sobre as outras. Comida gostosa, bem temperada, na quantidade certa. A sensação que "bateu" em mim na hora foi como se estivesse no refeitório de uma presídio. Sabe lá Deus se essa não será a nossa rotina diária algum dia. Então já valeu a pena o treino!

Foi uma experiência legal, certamente será repetida outros dias. É curioso saber que, mesmo podendo gastar sem grandes traumas, 50 vezes mais pra almoçar, poder ir lá pra comer com nossos "irmãos", gente na sua grande maioria sofrida e que, com toda certeza, estava comendo a sua melhor, talvez a única, refeição do dia.

Seria legal que esta iniciativa subsidiada pelo governo se espalhasse pelos quatro cantos do nosso país, a exemplo do que ocorre com as roubalheiras, falcatruas, esquemas e tudo o mais que se alastra feito praga que ninguém segura, ou faz vista grossa pra não segurar. Temos um povo bom, generoso, trabalhador e com tantos atributos mais que não merece passar fome, não merece morrer de bala perdida, não merece ser esfolado até os confins de sua alma por uma justiça cega, falha e que corre a passos de tartaruga em câmera lenta. Certamente não deve ter sido este o mundo que o Criador pensou para o nosso povo (e demais povos). Ainda bem que inventaram o Bom Prato pra deixar, pelo menos, a hora do almoço menos pesada, vazia e triste pra tanta gente.

____________________________________________

Conheça o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/08/2011
Reeditado em 17/08/2011
Código do texto: T3165460
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.