Você pode contar com a natureza


Você pode contar com a natureza agindo continuamente a seu favor. Todos nós e a natureza, ou melhor, a vida como um todo e a natureza convivem em perfeita relação de simbiose. A natureza, e decorrente dela a vida em toda a sua essência são perfeitas enquanto são naturais. Elas são naturais enquanto são frutos de um mesmo imanente tecido cósmico/energético/material.
A vida em si é frágil. Nossos corpos físicos e mentais são frágeis. São perfeitos quanto ao resultado que nasce da própria complexidade da vida. Perfeitos não como projetos, mas como o possível dado a longa caminhada e todos os obstáculos que teve de superar, se adaptar e evoluir. Por mais perfeitos que nos pareçam nossos corpos físicos e mentais, eles são frágeis frente a robustez que gostaríamos que eles tivessem.
A natureza agiu ao longo de alguns milhões de anos construindo, por tentativas erráticas, a nossa característica humana. Além disso, a natureza vem a mais de três bilhões de anos, dando novas formas e soluções para vida primordial. Sem nenhum plano traçado, jamais agindo intencionalmente ou por algum propósito maior, uma vez que a natureza não possui intencionalidade em suas ações, a mãe natureza vem, largada ao acaso das complexas probabilidades, construindo momento a momento, o crescente repertório da expressão da vida.
Desde os primórdios, a mais de três bilhões de anos, onde os primeiros compostos orgânicos tiveram suas origens, a natureza tem moldado o crescente aumento da complexidade imanente da vida, criando a adaptando bactérias procariontes (sem núcleo), que no crescente evolutivo, agregou constantemente maior complexidade, passando por constante evolução desde bactérias procariontes, bactérias eucariontes (nucleadas), seres anaeróbicos, aeróbicos, seres multicelulares, animais aquáticos, vertebrados, anfíbios, repteis, mamíferos, símios e finalmente chegando até os hominídeos, e por fim evoluindo até o sapiens, homem moderno. Esta linha evolutiva, dentre múltiplas outras, em especial nos parece mais importante, somente porque no seu final estamos nós. Mas a vida em sua prolixidade de apresentações possui outras inúmeras linhas evolutivas que possui exatamente o mesmo grau de importância para a vida, não sendo a nossa linha evolutiva nada em especial para a natureza ou para a própria vida.
Nossa humanidade é uma característica adquirida ao acaso. De quase infinitas diferentes tentativas a mente humana foi tomando a forma que hoje conhecemos. Isto não diminui em nada nossa importância, pelo contrario, valoriza em muito nossas características humanas. Elas foram conseguidas ao longo de um período de tempo que mais nos parece uma eternidade, de tão longo que foi, sem planificação especial e por acumulação sucessiva de erros de cópia, adaptações, especializações e seletividade natural ou sexual.
Na natureza não existe um plano pré-traçado. Nada na natureza é planejado, ou direcionado a priori. Os fatos vão se sucedendo temporalmente, se desenrolando de forma totalmente natural. Aleatoriamente, as variações que deram certo, que são minoria, e que acabam sendo mais bem ajustadas para sobreviverem e para deixarem o maior número de descendentes, vão se perpetuando. A maioria das alterações genéticas acaba em impossibilidades de vida. Não deveríamos esquecer isto, pois aumenta, em muito, a nossa responsabilidade como humanos.
Um ser vivo mais bem ajustado ou adaptado não significa melhor projetado, planejado, ou melhor construído. Significa somente melhor estruturado unicamente para melhor sobreviverem ou melhor se procriarem, mesmo que em alguma análise do ponto de vista de um pseudo projeto, este seja mais frágil e de menor qualidade geral.
Enfim, não há projeto, não há plano, mas há vida, há complexidade, há cérebros, há humanos, há mentes, há a nossa humanidade e há o social e o coletivo.
 
Você, eu, ou qualquer um de nós, somos o reflexo desta evolução, que no fundo nunca significou o melhor, e sim o mais bem adaptado. Refletimos hoje uma carga genética, que nos elabora, e nos dá a característica que nos faz únicos.
 
É, para mim, bastante natural imaginar que todas as exigências naturais pelas quais fomos obrigados a superar ao longo de toda a evolução, desde os primeiros compostos replicantes tenha nos tornados seres simbioticamente ligados as demais vidas e a própria natureza. Desta forma não me parece absurdo supor que a própria natureza possui condições para nos ajudar como seres vivos, para nos ajudar na recomposição de nossa saúde física e mental.
 
Seus compostos naturais, suas belezas, sua pureza e sua energia viva podem trabalhar em conjunto conosco nos equilibrando e nos compensando em nossos desequilíbrios orgânicos, hormonais e mentais. Não seria louco de abrir mão de médicos e de tratamentos profissionais, médicos ou psicológicos sempre que necessário. O que comento é que a mãe natureza, como parte natural de nossa existência pode nos ajudar em nosso equilíbrio.
 
A natureza como fonte única da vida, é ela também nossa fonte natural de nutrientes e assim é ela capaz de nos ajudar de forma ativa a recuperar e manter nosso equilíbrio físico e mental.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 19/08/2011
Código do texto: T3170013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.