Leitura Imediata

Subimos a escada para assistir a um filme no Downtown, aqui na Barra, esse shopping com bancos e árvores pelas alamedas em que se distribuem as lojas. Tentaram humanizar o local com a priorização do espaço ao ar livre. O que só não funciona totalmente em dias de chuva.

Mas estamos tão interessados no filme que nem nos damos conta de que o Downtown é o resultado de um inesquecível crime ambiental. As belíssimas dunas que existiam na entrada da Barra, compreendidas entre o Itanhangá, por onde se vinha de Cascadura para a Barra, e o que hoje conhecemos por Avenida das Américas, foram inteiramente aniquiladas para dar lugar ao conglomerado comercial. Que certamente estará ajudando a alguns empresários ou lojistas a tornarem-se mais ricos, além, é claro, de aumentar a oferta de empregos. Como ajudou a cidade a aumentar a sua arrecadação do IPTU. Mas que aniquilou de forma irreversível uma flora e fauna específicas no local, possivelmente determinando a extinção de animais e espécies vegetais que só tinham condições de ali proliferar.

Fotografias e mapas da área obtidos antes da construção do shopping deveriam ser disponibilizados ao público para que as pessoas tivessem noção do impacto ambiental e suas conseqüências. E, embora seja inócua hoje a atitude, manifestarem-se favorável ou contrariamente ao empreendimento.

Não se trata de lamentar a construção do shopping – o que nem adianta, porque ele é um fato e talvez seja considerado necessário por muitos, além de ser responsável pelo entretenimento de muita gente –, mas sim de fazer com que as pessoas reflitam sobre decisões como essa, em que predomina inquestionavelmente a preocupação comercial. Isto é, se tais decisões devem sempre prevalecer no que corresponde ao que de fato é mais interessante e adequado ao bem-estar da população.

- Sim, mas vamos depressa. A fila já deve estar grande. Daqui a pouco só vamos pegar lugar lá na frente!

- Tá legal. Vai indo na frente que vou comprar um milkshake para gente ali embaixo e não demoro.

Ué, será que ela estava lendo o meu pensamento?

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 13/09/2011
Código do texto: T3216581
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.