Ensaio sobre a Vida Real

Bom, como todo o ensaio, não há um método (mesmo que "ensaio" possa ser um método) planejado ao decorrer desse texto, porém, o farei falando sobre... um pouco da nossa Vida, esse dom ou presente (penso que a Vida é isso: um presente divino) dado, de graça, a cada pessoa que está na face da Terra hoje, ou que está nascendo, ou ainda está no útero materno... mas todos possuem Vida, e isso é tão incrível que não a compreendemos.

Ou alguém compreende?

Afinal, as perspectivas mudam... lembro quando eu era criança, a minha "vida" era o seguinte:

Acordar, ligar a TV e assistir desenhos animados, esperar o pai ou a mãe, ou ambos (ás vezes, sair com meus pais também) chegarem e almoçar; ver mais desenhos animados, ir para a aula, brincar depois da aula, logo chegando em casa; anoitecia e corria ver o Disney CRUJ ("Comitê Revolucionário Ultra-Jovem"... quem tem 17 anos, no mínimo, e não lembra desse clássico programa do SBT?), assistia os jornais locais e o JN,, jantava, talvez assistia com a família uma novela entre os jornais e já ia dormir.

Quando estava no início da adolescência:

Acordava, ia para aula, conversava com meus amigos, tinha interesse em alguma garota e sonhava com ela, chegava em casa e almoçava, dava aquela "sestiada", acordava novamente, acessava o computador, escutava um Rock jogando no PC um CS 1.6 ou RollerCoaster Tycoon, estudava de noite, assistia televisão com meus pais, jantava, me comunicava no computador ou telefone com algum amigo, navegava na net, e ia pra cama.

Hoje, não muda muita coisa... a não ser a faculdade, e a "sestiada" tão amada que tá cada vez mais complicada de acontecer. Sestiar faz falta... mas acontece.

E no Amanhã: vai mudar essa rotina, com certeza. E drasticamente.

Mas então... qual o sentido dessa vida tão rotineira? Eu digo, há alguma coisa digna de se viver?

Porque parece que sempre estamos monótonos... nasça, viva, brinque, estude - estudo acompanha até a morte - e estude, namore, case, tenha filhos, tenha emprego, viva mais um pouco, viaje, conheça seus netos, envelheça bem e...

morra.

Afinal... a vida não é isso, em resumo? Mesmo que crie mais responsabilidades e assuntos, não é isso o "viver"?

...

Dramático, você diria? Eu diria que é bem real, e simples, friamente analisando.

Sabe, eu duvido piamente que a Vida seja só rotina e prazer e diversão e sofrimento de trabalho e estudo... entendemos que é como a letra "e" que usei, bem agora: causa enjoo tanta repetição, não causa?

Pois é.

Mas o meu maior medo é acontecer de, um dia, todos acordarmos e percebermos que se passaram 30 anos...

...e então, vem os questionamentos: E o que fizemos?

O que podemos dizer que "Valeu a pena!" ter feito?

O que podemos dizer sobre "viver"?

É... o problema será qual: achar o sentido da vida ou saber o que é o sentido da vida?

O que você pensa a respeito sobre "dinheiro" e "prazer", por exemplo?

São bons candidatos!

Porém...

Não é o "dinheiro" o sentido da vida... pode comprar uma BMW, mas não compra alegria, nem vai ajudar se sua saúde (Deus o livre, ninguém quer isso!) esteja debilitada. Garanto que, um dia, acaba.

Não é o "prazer" o sentido da vida... pode ter os inúmeros prazeres carnais e psicológicos aqui, mas não vai te fazer feliz nem vai te tirar da solidão que todos nós temos, lá no fundo do nosso ser.

Outra opção?

Ah, mas nem pense em "poder": poder você tem, hoje... mas e amanhã, quem garante que você não vai ser derrubado ao chão? Nunca você sabe de onde vem um simples "golpe" para te deixar caído. E não precisa ser coisa grandiosa... um "soco" da Vida bem de leve, mas bem no alvo e a casa cai se a gente não alicerçou em algo firme.

Não é pessimismo aceitar a realidade, acredite.

Eu tenho 20 anos, e já é difícil para mim acreditar que já alcancei tal idade... achava que iria demorar um bocado para passar dos 17 e, em um instante, cheguei aos 20 quase uma semana atrás e já tô pensando nos 21.

Irônico pensar que a gente tenta "anteceder" o tempo quando, na verdade, o próprio tempo nos ilude numa "lerdeza temporal" que não existe, a não ser em nossas mentalidades falhas e humanas.

20 anos. Você que lê esse texto, pode ser mais velho, ou não, ou até mesmo na mesma faixa de idade como a minha... em qualquer caso, pense...

...o que é Vida para você? O que é viver? O que é respirar? O que é sonhar?

O que é viver...?

Eu digo que, eu pensava que a música era minha vida, ser popular era ter vida, ser conhecido era viver, até ser quem eu sou é viver bem.

Mas se tudo isso passa, de repente... nossa chama tá forte e, com um simples sopro, ela some... hoje, estamos bem com nosso "Eu gosto de ser assim!", amanhã, estamos chorando por não aceitarmos nossos defeitos.

Isso que citei, dois parágrafos atrás, pode-se dizer que é viver, sendo tudo tão efêmero?

Olha, sinceramente... penso que Vida é algo constante, algo pulsante, algo que não acaba num momento trágico, algo que não se extingue como o fogo, algo que... dura através de tudo.

Eu penso, depois de várias ideias e ideologias que, o viver é Deus, e nada além disso.

Deus é o sentido da vida, porque tudo gira em torno de Deus:

Momentos variados, seja alegrias ou tristezas, seja sucessos ou fracassos, Deus é Eterno e nos garante que, através de tudo isso, podemos viver eternamente com Ele.

Mas não é qualquer "deus"... O Deus da Bíblia é quem eu me refiro, mas calma: porque Ele?

Porque não Alá? Nem o Buda? Ou nós mesmos sermos nossos próprios "deuses"?

Porque esse Deus é real. Como eu sei? Vivência com Ele, e Ele mostra que é real através do que Ele tem nos deixado escrito na Bíblia...

...pois Ele revelou aos que escreveram a Bíblia os mandamentos ali contidos, e anotaram para que não se perdesse no decorrer dos milênios. Afinal, conselhos, palavras de alguém Divino que conhece todo o Tempo e a História... quem dispensaria? Então, tudo foi compilado, tudo na Bíblia.

Ali você aprende amor, na teoria e na prática. Ali você aprende paciência, graça, paz, alegria... tudo na teoria e na prática. E, tenha certeza, é mais difícil do que se possa imaginar, mas é um desafio incrível!

Você já leu? Eu digo "ler" mesmo.

Uma coisa é ler como você pensa, outra é você deixar ser "lido" pelos pensamentos ali escritos... pensamentos divinos, coisas eternas... palavras de Deus.

Se você ler, você vai descobrir que, o sentido da Vida, é Ele... e isso é para todos, sem distinção.

Aquele que garante sua Vida nas mãos de Deus, viverá bem essa vida e na próxima: a vida eterna.

Agora, refletindo um pouco mais...

Faça o teste consigo mesmo: quando uma pessoa morre, desejamos ir sempre para onde? O Céu, a morada de Deus...

...mas, como estamos agora, mereceríamos o Céu?

Não mentimos agora pouco, enganamos não faz muito, traímos, matamos verbal e fisicamente? Não fizemos algo disso?

Só uma coisa dessas nos tiram do Céu, para sempre. É real isso.

Mas, por que o Deus da Bíblia, então?

Porque não há outro lugar onde você encontrará alguém que te levará a Deus.

Porque não existe outro caminho a não ser o que Cristo Jesus falou, e não me diga que há, porque não há, simplesmente assim! Não há outra maneira de conhecer a Deus a não ser através de Jesus, sendo um cristão de verdade. Não na forma religiosa mas, sim, ser cristão como alguém parecido com Cristo Jesus.

É possível? Claro que sim! Porém, ser cristão é a situação mais difícil que existe, até que me provem ao contrário... Por que?

Ser cristão é ser movido por Deus, logo, é ser movido de vida e amor, e viver assim, hoje... é muuito difícil.

Com tanta inveja, maldade, sexualidade ilícita, deturpação... é difícil andar sem se contaminar alguma vez.

Mas mesmo assim, Jesus nos garante que poderemos viver em e para Deus, nas nossas falhas e acertos, basta ter o coração escondido em Deus, para que Deus aperfeiçoe nossa vida nEle!

Viveremos a partir daí, com Deus, e esqueceremos coisas sujas e sem sentido, para não nos desprendermos dEle, jamais!

E, então, a Vida começa aqui, e só acabará se, algum dia, a Eternidade se extinguir... o que acho pouco provável, não é mesmo?

Pense nisso.

E pense, onde você está hoje: Céu ou Inferno?

Inferno? Existe e posso ir para lá? Claro!

Você não mente, não rouba, não erra? Seja sincero consigo mesmo e você vai ver que sempre há algo que sabemos que erramos e parece que teremos esse erro apontado pela nossa consciência segundos antes de falecer... e assim como existe o Céu para os que são de Deus, assim há o Inferno para aqueles que não estão com Deus. Entretanto, nosso ego é grande demais para admitir que não mereceríamos o Céu nem se morássemos num deserto por toda a vida: se Deus não está conosco, não estamos vivendo com Ele, logo, o Céu não nos pertence.

Mas há uma excelente notícia... que é exatamente essa:

Jesus mostra que o Caminho para a Vida, o Caminho para Deus é Ele mesmo. De que forma? Vivendo em Deus, segundo a Bíblia!

E qualquer pessoa pode fazer isso... o que a gente não sabe é que Deus não precisa de pessoas como super-heróis: Deus precisa de pessoas comuns, como eu e você, falhas e errantes pois, Ele mesmo, transforma cada pessoa que se achega a Ele em alguém melhor, em alguém com caráter de amor e de vida intensa, caráter de Deus mesmo.

Vai ter problemas, vai ter erros... mas tendo Deus, Deus já está na Sua vida e te guiará em cada situação, e te livrará de cada situação.

Faça sua parte e Deus faz a dEle. É garantido!

Eu, por exemplo, já fiz muita coisa errada, e faço ainda, mas tenho consciência, hoje, de que Deus está comigo e está me transformando conforme Seu amor e graça indescritível.

Você tem isso, essa convicção dentro de você? Não é algo que alguém diz, é algo inexplicável, mas que Deus explica e aplica dentro do seu viver.

Saiba disso: Deus espera por todos, mas você se achegará até Ele?

Garanto para você que não há outro sentido em viver, se não for viver com Ele, para Ele e nEle... se houver, me diga, mas já sei de todos, e não existe um Caminho tão cheio de vida, amor de verdade, real e sincero como o dEle.

Que tal esse "viver"?

Tente, pelo menos, uma vez. O que você tem a perder?

E depois, me diga se não valeu a pena.

Tente.

Pois Deus espera por você.

Viva de verdade, e você entenderá que a Vida, como Jesus disse, é muito mais do que podemos pensar.

Viver é sublime... ao lado de Deus.

Isso é viver de verdade.

Boa sorte.

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 22/09/2011
Reeditado em 10/11/2011
Código do texto: T3233715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.