Um (re)começo para todo fim!

Em muitos momentos de nossas vidas achamos que devemos desistir, virar a folha, fechar a porta, ir em frente de qualquer maneira. Ás vezes esta atitude é necessária para nossa sobrevivencia emocional e nos obrigamos a seguir com aquele gosto de fracasso na boca, intelectualizando mil desculpas. Pensamos nestes momentos que o mundo não presta, que as pessoas são imprestáveis e jogamos a toalha. No entanto se refletirmos mais profundamente, vamos perceber que esta atitude nem sempre vale a pena. Muitas vezes saimos jogando fora coisas maravilhosas que queremos compartilhar e desistimos porque ás vezes idealizamos demais. A vida é do jeito que é, imperfeita e contraditoria, as pessoas também.E afinal como poderemos entender e admirar a beleza se não convivermos com a feiura, como poderemos dançar com a alegria se não existir a tristeza e como poderemos admirar a luz, a elegancia e a harmonia se não entendermos a existencia da loucura, da escuridão e das lutas?

Vivemos numa dimensão de dualidade, a flor de lótus é belissima mas convive com a lama, não se deixa contaminar com as impurezas e sua beleza transmuta todo o lamaçal. Grande exemplo para nós humanos que precisamos aprender a viver nesta contradição constante com a qual nos deparamos.Se quisermos seremos todos felizes, se quisermos seremos também todos sofredores, depende sempre de nós. Como diz o maravilhoso texto de Saint Exupery, no seu livro O Pequeno Principe: " É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles te foi infiel".

É uma grande pena, um desperdicio de amor desistir de tudo. Estamos cheios de amor para dar, só queremos amar e sermos felizes, só queremos sorrir e compartilhar sorrisos, alegria e paz. O que nos impede quem nos impede? Vamos todos nos subjugar à contradição das sombras humanas que coabitam em todos nós? são lobos famintos de emoções que trazemos no nosso interior, aquele que mais alimentarmos será o que irá decidir se viveremos a luta ou a paz!! Não vale a pena jogar a toalha, fechar a porta e sair apagando a luz. Em muitas situações vale a pena tentar outra vez. Viver é magnifico, desafiante e são estas lutas e contradições que nos impulsionam a não desistir, não desanimar e além de tudo lembrando-nos ainda do Pequeno Principe de Saint Exupery:

"Para todo fim,[existirá] um recomeço"

Mariangela Barreto

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 11/10/2011
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T3270733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.