O Primeiro Amor - Quando estamos vivendo ele ? Quando amamos!

Você vive a Síndrome de Jonas?

Estamos vivendo em uma época que se devasta cada vez mais a indecência, o amor e a vida. A alienação das culturas as invasões sócio-culturias e as doutrinas humanistas e misticismo tem dominado os aspecto escatológico. Dentro desse parâmetro os cristãos têm esquecido o primeiro amor. Algo a se observar é que não existe, segundo, terceiro ou quarto amor de Deus a palavra nos diz somente que é o primeiro amor, e sendo primeiro ele também é único, assim como Cristo é o único redentor na nossa vida. Levando em Consideração essa ligação é claro que nada nesse mundo e nem em nenhuma galáxia ou dimensão. Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

É entendido que a palavra de Deus, que é a bíblia é a inspiração de Homens guiados por Cristo que tem a verdade como absoluto completo em seu contexto então não podemos duvidar que exista algo superior ao amor de Deus. Quero mostrar hoje a historia de um personagem. Um homem comum assim como nós, um homem que buscava a Deus, compreendia suas características e era lembrado por Deus. Jonas. Jonas era filho de Amitai, teólogos afirmam que seria um escrito sapiencial, não pertencendo ao gênero histórico, mas ao gênero parabólico, uma espécie de novela para ilustrar o tema da misericórdia de Javé, que não é um Deus nacional, mas um Deus de toda a humanidade; ele quer que todos se convertam, para que tenham a vida. Mas digo hoje esse livro não é somente sapiencial, não é somente uma parabola ou um seriado biblico é um livro profetico, um livro historico também e acima de tudo um livro de renovo. Vamos entender mais sobre isso a frente. O nome Jonas tem como significado caracteristica absoluta de tudo aquilo que um cristão deve ter. Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilidade e resignação. Autoconfiante e otimista não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis. Característica totalmente integra, mas que Jonas esqueceu. Jonas deixou de lado as características que Deus lhe deu para construí suas próprias. Jonas era um hebreu religioso que conhecia a personalidade de Deus. Jonas sabia quem era Deus, mas admitia em seu intimo que ele valia mais no momento em que Deus o direcionou para Nínive. Jonas como Hebreu era filho de Israelita e odiava em seu coração os Nínivitas e temia por sua vida, pois os Nínivitas eram conhecidos pelos seus rituais malignos, pelo estilo de vida cruel, costumava fazer dos crânios dos escravos pirâmides, a prostituição era o cartão postal de suas vidas, a aparência de Nínive era completamente igual à Sodoma e Gomora. Jonas deixou de confiar em Deus, Jonas deixou de atender a seu chamado para raciocinar através da lógica linear oriunda dos gregos que é o materialismo, deixou o primeiro amor de Deus escondido, o primeiro e único, e foi viver a sua vontade a sua própria estrada. Quantos Jonas existem no meio Cristão, Quanto deixam de lado muitas vezes o caminho do Senhor por não confiar nele e começar a traçar seus próprios passos, no trabalho quantos tem murmurado no seu intimo pelo local onde atualmente é vinculado, ou quantos pregam sobre o amor ao próximo mais não tem vivido, como dizer que vive o evangelho de Deus se só tem vivido a religião evangélica ou Católica ou qualquer outra, assim como Jonas. Quantos estão abandonando seu chamado escondendo ele na sua vergonha, no pecado, na falta de unidade, quantos tem colocado a sua própria vontade acima a de Deus. Jonas vivia esse rito, essa narrativa que hoje você vive Jonas já viveu. Abra a bíblia em Jonas 1:

1.1- Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3 Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor.

4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar.

5 Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

6 O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos.

7 E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

8 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

9 Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.

10 Então estes homens se encheram de grande temor, e lhe disseram: Que é isso que fizeste? pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.

11 Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.

12 Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.

Vamos agora para versículo 17.

17 Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Jonas passou três dias no ventre do peixe: agora vamos para capitulo 2 : 1

E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe

Agora vá ao versículo 10:

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.

Agora vamos direcionar a leitura para o Capitulo 3.

Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo:

2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.

3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada.

4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.

Versículo 10.

10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

Agora vamos ao Capitulo 4.

1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.

2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

3 Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver.

4 Respondeu o senhor: É razoável essa tua ira?

5 Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez para si uma barraca, e se sentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.

6 E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e fê-la crescer por cima de Jonas, para que lhe fizesse sombra sobre a cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; de modo que Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.

7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, de sorte que esta se secou.

8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; e o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

9 Então perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da aboboreira? Respondeu ele: É justo que eu me enfade a ponto de desejar a morte.

10 Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu.

11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado?

Para entender o Livro de Jonas é necessário aprofundar a leitura por mais que seja cansativo aos nossos olhos. Os hebreus assim como Jonas confiava em Deus, prestava holocausto e sacrifício, mas muito esquecia o primeiro amor. Quer saber qual é esse primeiro amor? É um fogo em nosso íntimo, de grande intensidade, e que coloca Jesus acima de todas as outras coisas. Isto foi bem exemplificado em uma parábola de Cristo. O primeiro amor é aquele primeiro momento de relacionamento com Cristo em que todo o nosso ser devota a Ele. Abrimos mão de tudo por causa de Jesus. O primeiro amor é como a tal parábola

“O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.” (Mateus 13.45,46).

Perda do primeiro amor é uma queda, é chamada pecado e necessita arrependimento. Tem muito crente que continua se dedicando ao trabalho do Senhor, mas perdeu sua paixão. Faz o que faz por hábito, rotina, por medo, pelo galardão, por qualquer outro motivo que, acompanhado daquele primeiro amor intenso faria sentido, mas sozinho não. Primeiro amor não quer dizer que você está produzindo pouco a Deus, não quer dizer que você agora em vez de ser da liderança é apenas um que senta no banco, não quer dizer que seus resultados estão baixo, isso faz parte, mas o que eu vejo dentro de toda essa historia é quando você em sua existencialidade deixa de confiar em Deus. É dentro desse panorama que você deixa o amor de Deus, é quando você faz acepções de pessoas, é quando você deixa de amar seu próximo é quando você desenhar um Jesus imaginário e quer viver conforme sua vontade. É quando assumimos a religiosidade acima de Cristo. Quando agimos como Fariseus, quando deixamos o Ide de lado e quando dizemos Deus eu já fiz minha parte, é quando você quer ensinar a Deus a ti usar, pois Jonas quis ensinar Deus. Jonas quis dizer Deus como ele deveria agir.

Veja agora o que é o primeiro amor:

Gálatas 5.22

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Maravilha. Pedro não tinha conhecido o primeiro Amor. Tem uma piada que diz assim: Por que Pedro negou Cristo três vezes? Por que Cristo curou a sogra dele. Lembrei de outra piada.

Estava um irmãozinho muito “avivado” sentado no banco da praça lendo a Bíblia, e dá-lhe “Aleluia!” e “Glória a Deus!”

Um homem sentado ao seu lado incomodou-se e resolveu perguntar o que o outro estava lendo e qual o motivo de tanto alvoroço.

O irmãozinho respondeu:

- É que Deus é MARAVILHOSO…imagine que Ele fez o mar se abrir, e Moisés passou com seu povo fugindo do exército de Faraó!

O outro, com cara de deboche, responde:

- Acontece que não foi Deus quem fez isso. Tudo é apenas um fenômeno em que o mar fica com 2 cm de água e qualquer um passaria, com ou sem Deus.

O irmãozinho pára…pensa…e pergunta:

- E fica muito tempo assim seco com 2 cm de água apenas?

- Muito, muito tempo mesmo! – responde o outro

- Glória a Deus! Aleluia!!, recomeça o irmão.

- Escute, o que foi agora?

O irmãozinho responde:

- Glória a Deus que fez TODO o EXÉRCITO de FARAÓ morrer AFOGADO em apenas 2 cm de água!!!!!

Meus irmão Paulo tinha deixado de lado o primeiro amor assim como Jonas não estava disposto a morrer por ele. Não importa como Deus abriu o Mar para Moises ele vai Abrir o Mar para você também. Mas quem está disposto a morrer por cristo?

São muitos irmão que tem medo de suportar as dores de Cristo. Hoje quando se fala de homossexualismo, Aborto e políticas os homens se escondem, falam mais baixo no microfone, é isso que é deixar o primeiro amor. É ter medo de falar a verdade com medo de ser prejudicado. Estevão morreu por amor a Palavra e você ? Jonas não estava disposto a morrer por cristo tinha medo de os Nínivitas matarem a ele. Deixou a sua existêncialidade pagã assumir o controle. Abandonou os frutos do espírito como: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Mas Deus nunca deixou o primeiro amor que ele tem por você. Jonas pode ter esquecido, Pedro por um momento esqueceu, você em alguns momentos da vida deve ter esquecido, eu devo ter esquecido. MAS DEUS NÃO SE ESQUECEU DO AMOR QUE ELE SENTE POR VOCÊ. Deus vez vim sobre Jonas aboboreira e Jonas se agradou mas quando Deus tirou dele se irou e quanto tem se irado contra Deus quando Deus lhe tira algo, quando Deus quer lhe provar. Deus pode tirar algo de você mas ele vai ti dá em dobro, Deus ele não tira nada de você para que você fique com prejuízo, mas para que você cresça tanto espiritualmente como financeiramente. Deus quer você em seu reino. Jonas tira um síndrome Cruel. Ele achava que valia mais que qualquer pessoa, se colocava acima, colocou sua religiosidade acima de Deus. Jonas estava perdido na sua Síndrome , na sua doença psicológica, e quanto cristão tem vivido com doença psicossomáticas, doenças psicológica que aliena o ser humano a criar verdades não reais, que atrai ao desespero mental de não aceitação da realidade, Jonas não aceitou a realidade de Deus ter misericórdia dos Nínive esqueceu todo tipo de amor. Seu eco estava dominando estava sofrendo do seu Ego, sofremos do Ego QUANDO Escolhemos nossos inimigos, nossas dificuldades e sofrimentos por um critério: o das limitações do nosso Ego. Superadas essas limitações, os inimigos desaparecem, cessam os medos, acaba a doença. E só Cristo e você pode fazer isso.

Hoje é dia de acabar com as limitações que afasta você do primeiro amor. É hora de voltar aos frutos do espírito, muitos têm orado para ser profetas, ter dom de cura, ter dom de visão, mas esquecem do maior dom , o dom do espírito que é o Amor.

É hora de deixa o pecado de lado, é hora de querer ser pai de multidão, de ter deixar o medo de lado. É hora de deixar de viver da Síndrome de Jonas e viver o que Deus quer para você.

Em Romanos 8: 28: Deus diz: Todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus.

A sua família será de Deus, Brasilia vivera mais e mais para Deus. Talvez você não esteja passando pela síndrome de Jonas o esquecimento do Primeiro amor, mas você sabe que existe gente assim, e é hora de você pregar para eles o amor, é hora de aceitar seu chamado é hora de viver o Evangelho de Deus em vez de viver a religião. É hora de deixar de lado a ansiedade. Deus tem o melhor para ti. Deus tem o melhor na sua vida.

A canção de Carlinho de Jesus refletiu muito sobre isso. Canção chama Primeiro Amor. Ouvindo ela você agora vai deixar suas tolices, suas depravações, sua arrogância, seu desejo carnal, o pavor do Evangelho, o Ego de Lado, as doenças psicossomáticas. Você vai reconciliar novamente com Cristo. Mas não é só para aqueles que sofrem disso é para todos, batizados, pastores, lideres, pois todo dia é dia de renovar a aliança com Cristo. Ore e Diga.

Deus eu quero voltar ao primeiro amor.

Deus vai fazer de você um fruto do espírito.

Davi Alves
Enviado por Davi Alves em 14/10/2011
Código do texto: T3276012
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.