Jogar fora o imprestável e renovar-se!

Existe uma idéia racionalmente aceita e empiricamente comprovada de que tudo acontece a seu tempo. No entanto a inquietação que fundamenta este recorte é se “quem sabe faz a hora ou espera acontecer”, pois é “para não dizer que não falei das flores”, inesquecivel Geraldo Vandré! Mas voltemos ao eixo da minha reflexão.

Por exemplo, em relação a natureza,é obvio que tem o tempo certo para as sementes germinarem,as frutas amadurecerem ,tem o tempo correto para alimentos cozinharem.. tem o tempo certo para todos os filhotes e bebes nascerem..tem o tempo para as relações se emanciparem e florescerem. Mas até quando e porque temos que sofrer e suportar situações na vida que nos detonam a paciencia, a saúde, os nervos e trucidam nossa alma? e não falo da fila do banco, espera no médico ou o trânsito alucinado!

Na minha pratica como terapeuta holistica em cromoterapia, tenho contato com pessoas emocionalmente desestruturadas, depressivas, arrasadas porque não conseguem romper com relacionamentos e situações que as tornam tristes, amargas e sofridas. Pessoas que mantem-se em empregos que as deprimem e não arriscam-se a mudar.. O medo é maior que o desejo de tentarem ser felizes e dar-se uma nova oportunidade, e isto não é facil.Existem muitas e muitas pessoas que vivem alimentando a inutil esperança de que um dia o casamento infeliz, infiel, sem tesão, sem projetos renove-se. Pessoas que não tem coragem de libertar-se de amigos e parentes que vivem a explorá-las, manipulá-las. Pessoas cheias de medo e vazias de si mesmas, sem auto estima, sem auto conhecimento e luz interior, vivendo de lamentos e desesperanças.

Vemos esta situação no cotidiano, na passividade diante da corrupção politica, na vida pessoal, na vida profissional. Quantas coisas imprestáveis deixam de ser jogadas fora porque as pessoas tem medo de se posicionar. E isto não significa pegar em pedras e sair quebrando vidraças. A palavra certa, a attitude correta no momento preciso, faz verdadeiras e profundas reformas. É preciso agir, não ter medo de arriscar-se, de expor-se. As vezes significa abrir mão da zona de conforto, da acomodação que vampiriza os sonhos, mas o que realmente importa é a possibilidade de libertar-se das confusões e conflitos das incertezas e encontrar as experiencias que emancipam verdadeiramente a vida e a alma.

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 17/10/2011
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3282511
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.