A COR PRETA

As cores possuem papel cada vez mais fundamental na história da humanidade. São simbólicas em todas as culturas do Planeta.

Estudos mostram que elas influenciam psicologicamente as pessoas e acrescentam efeitos tanto positivos como negativos aos ambientes que vivem, e a cor preta favorece a auto-análise, permitindo um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.

Existem pesquisas afirmando que, na Grécia Antiga, o preto simbolizava a vida, porque o dia nascia da escuridão.

Em Madagascar, uma pedra negra é colocada em cada um dos pontos cardeais sobre o túmulo dos falecidos, para representar a força espiritual após a morte.

Já para os antigos egípcios, a negra lama do Rio Nilo representava um renascer, uma nova vida, e os gatos pretos eram considerados duplamente sagrados pelo privilégio da cor.

Porém, minha afinidade com a cor preta, talvez não tenha explicação científica e nem cultural, mas esteja ligada a uma força interior ou simplesmente pela beleza que vejo expressada por ela.

A idéia negativa que talvez a maioria das pessoas tenha da cor preta pretendo amenizar, mostrando, neste texto, outro lado da sua representatividade.

A noite, que nos cobre enquanto dormimos e nos abraça com seu silêncio, é preta, negra, escura, mas, totalmente aconchegante e relevante à continuidade da vida.

O petróleo, a cassiterita, o carvão, a ônix, são negros, porém, o valor que possuem, expressa o poder da riqueza natural do Planeta Terra.

Os primeiros quadros de giz, que muito contribuíram com o conhecimento da humanidade, foram negros e poucos ainda existem, mas, continuam na história dos pequenos e grandes sábios.

A beca, veste longa e folgada, usada por magistrados e também por formandos de grau superior, é preta, e simboliza etapa de crescimento, sabedoria e respeito.

A elegância que encanta a sociedade humana é expressa nos trajes pretos, nos mais variados momentos festivos de um povo.

O preto dos cabelos, dos olhos, da pele, apresenta a verdadeira perfeição da criação de DEUS.

O preto do ébano, das frutas, das sementes, mostra a beleza natural expressada nos vegetais.

O vinho com sua cor escura contagia o paladar humano com o sabor que só a natureza explica.

A cor preta está presente nos hábitos (vestes de uso religioso) das freiras, nas batinas dos Padres, Bispos, Cardeais, nos ternos dos Pastores, pessoas dedicadas à confirmação da existência de DEUS.

O preto está nos trajes dos Juízes, promotores, defensores da justiça, simbolizando mais uma vez a sabedoria, a força e o poder da sociedade humana.

Nos objetos menos insignificantes, a cor preta se destaca com o brilho de todas as cores; é a cor do mistério, do ocultismo e do poder.

Acredito que a cor preta, além de embelezar o universo com seu brilho, devolve as energias negativas, transformadas em positivas.

Preta é minha cor preferida e inspiradora, que não é “quente” e nem “fúnebre”, é PRETA.

A PARTIR DE AGORA, SEU OLHAR PARA A COR PRETA, NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

Carminda Nogueira