Refletindo sobre a vida e a impermanência!

Para o filósofo grego Aristóteles, a felicidade é a finalidade da vida do homem, o bem supremo. Todos nós, seres humanos queremos ser felizes, por isto elaboramos projetos, sonhos, metas, idealizamos relacionamentos, núcleos familiares.Nos lançamos neste grande desafio que é conquistar nossos espaços no mundo e vamos avançando com determinação e luta. No entanto, existe um grande risco de nos tornarmos compulsivos nesta busca desenfreada e muitas são as desculpas, afinal vivemos num mundo capitalista, utilitarista, onde a superfluidade e o consumismo fundamentam o próprio sistema. Aumenta a cada dia o contingente de pessoas que não conseguem saborear o sucesso das suas conquistas, pois o prazer de alcançar o objetivo esvai-se rapidamente restando somente uma insatisfação que se aprofunda, além do estresse e medo, que consomem o sono, a paz e produzem dor.

Muitos perdem-se pelos caminhos, buscando

desesperadamente no mundo das aparências, a solução para os sofrimentos que os oprimem interiormente. Para eles encobrirem estes sentimentos viciam-se seja lá no que for, para evitar encarar a dor e como diz Eckhart Tolle, autor do livro "Despertar de uma nova consciencia", "todo vicio surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos". Então estas pessoas dopam-se com álcool, drogas de todo tipo, comida, fumo, destroem os lares, terminam casamentos, mas passada a euforia inicial do efeito seja das drogas ou das rupturas dos antigos laços, a infelicidade, a insatisfação, o sofrimento que está dentro de cada um aflora, cada vez mais intenso.

A partir do processo de amadurecimento, percebemos que torna-se impossível nos fixarmos indefinidamente em momentos, sejam de prazer ou dor, porque tudo na vida muda, tudo passa. A impermanência é uma lei inexorável na nossa existencia. Porém a mente comum rejeita, resiste a qualquer situação que ameace o estado de felicidade e prazer.No entanto a impermanência contrapõe-se a esta fixação porque indubitávelmente tudo muda. Existe o prazer e existe a dor, alegria e tristeza, resistir a alternância, gera resistencia que resulta em sofrimento. Portanto não brigue com o momento presente, aceite-o, acolha a mudança, o que passou já não é, o futuro ninguém sabe como será, só existe o agora.

A reflexão sobre a impermanência, nos proporciona uma oportunidade maravilhosa para desenvolvermos nossa consciencia, valorizarmos as nossas conquistas, quem somos e refletirmos sobre a vida.Afinal, por mais que o ser humano viva fascinado pelo corpo, pela beleza, pela ilusão do tempo criação da mente, mesmo querendo perpetuar a vida física, ela findará. A questão é como iremos enfrentar esta realidade.

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 22/10/2011
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T3291693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.