FELIZ ANO NOVO... NOVO?

Em um país único no mundo, onde as pessoas riem de si mesmos, não respeitam seus símbolos nacionais, onde o círculo vicioso da miséria se repete a cada ano, enchentes, violência, miséria, fome, educação e saúde sucateadas, é difícil agir num país onde elegemos as mesmas caras e legendas, não fiscalizamos suas ações, votamos pensando nos interesses obscuros e pessoais, onde intelectuais, profissionais capacitados e a pesquisa em tecnologia são deixados de lado para que as verbas desviadas cubram as férias merecidas de nossos parlamentares... onde os eleitores conscientes são criticados, os professores culpados pelo sucateamento da educação, a saúde matando aos milhares por falta de verba e investimento na mesma, salários congelados e sem reajustes, vizinhos brigando por terem ganho ou perdido na eleição anterior, onde o binômio CARNAVAL, FUTEBOL, são ironicamente cantados por pessoas capazes de arrastar multidões como a única coisa exportável e interessante no nosso país, carreiras maravilhosas são enterradas sob o fantasma do desemprego. vemos milhares de alunos extremamente capazes indo trabalhar em sub-empregos para sobreviver, e os cotistas sendo discriminados, como se o direito ao estudo de qualidade fosse um presente do governo benemérito, apagando uma mancha de séculos, já que fomos um dos últimos países do mundo a libertar os negros cativos, apenas para acorrentá-los à sarjeta, ao gueto, à favelização, ao clientelismo e a cotas ditas "RACIAIS", como se a capacidade inerente ao ser humano que estuda e se dedica não existisse naquele povo especificamente, uma nova forma de eugenia, experimentando novas formas de exclusão... enquanto não se mexer na base, fomentando o estudo, a pesquisa, a extensão desde o ensino fundamental, a educação chegará ao topo formando péssimos profissionais... enquanto formos cegos em tiroteios, elegendo cegos em castelos de impunidade, sem fiscalização que se leve a sério, as ONGs serão clientes do governo, seu objetivo primordial será deturpado e absorvido pela impunidade geral, e enquanto brigamos pelo time que ganhou, pela escola de samba vencedora, pelo político mais rico ou charmoso, ou vencedor nas urnas, teremos um saldo de mortos nessa guerra enorme... precisamos acordar e perceber que lutamos uns contra os outros, indivíduos contra indivíduos, nação contra nação, e os verdadeiros atiçadores da situação viajam para paraísos fiscais... vamos ver se a tal Ficha Limpa consegue se limpar também... festejemos o novo, já que o velho já enjoou de bater na mesma emporeiada tecla. Pensemos no ano novo não como tempo de determinações mas como estabelecimento de metas, já que do fundo do poço ainda podemos divisar as estrelas... que elas não sejam tão inatingíveis mas que possamos pisar com firmeza no chão da justiça e da igualdade; afinal, até na lama as rosas mais lindas nascem, que essa rosa quebre o asfalto da indiferença.

Adilton
Enviado por Adilton em 12/12/2011
Reeditado em 09/03/2016
Código do texto: T3384440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.