Religiões Africanas x Religiões Cristãs: desconhecimento e preconceito?

O desconhecimento é fonte de todo tipo de preconceito e discriminação. Sem nos esquecermos que o preconceito tem uma forte tendência a ser dirigido aos grupos mais vulneráveis e fragilizados socialmente, é o que acontece com os seguidores das religiões de matriz africana, onde a maioria ou foi escravizada ou é descendente e carrega consigo toda a herança cultural da escravidão, do preconceito e discriminação. Somado a isso temos o fato de terem chegado ao país um pouco depois ao Brasil, já colonizado pela religião católica, freqüentada pela nobreza, aristocracia e burgueses que impunham sua religião a todo o corpo social e empreendiam freqüente perseguição a qualquer outro tipo de religiosidade. No Brasil apesar de todo o preconceito, vemos uma realidade ambígua. De um lado as pessoas se interessam em recorrer as religiões africanas para saber seu futuro, consultando os búzios, entidades, cartas, etc., por outro, temos as religiões cristãs cada vez mais fundamentalistas criticando ferozmente práticas e ritos afros. Toda ação que promova o conhecer um pouco mais a fundo, manifestações, expressões e culturas diversas, sem dúvida alguma incentivará o respeito ou ao menos a tolerância religiosa.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 20/12/2011
Código do texto: T3398627
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.