O AMOR NÃO PODE SER TERCEIRIZADO

O amor está sendo terceirizado. Encontramos uma genial maneira de gastar dinheiro com as pessoas, sem nos envolvermos com elas, mesmo aquelas que estão sob nossa responsabilidade diante de Deus.

Desde cedo, entregamos nossos pequeníssimos filhos aos cuidados de alguma creche ou de uma babá. Afinal, precisamos "ganhar a vida". Será que não a estamos perdendo? Depois, entregamos aos cuidados dos desgastados professores durante o dia. À noite, os cristãos os colocam na sala de culto para crianças. Se algo não der certo, há muitas pessoas que podemos culpar, excluindo a nós mesmos, claro.

Um colega, membro da igreja, disse-me que não acompanhou o crescimento de uma das filhas (na época com seis anos de idade) e não queria que o fato se repetisse com a segunda filha, que contava com um aninho. Afirmou que poderia trabalhar menos, mas... Anos se passaram. Nada mudou. Continua trabalhando como um louco, enquanto suas filhas continuam a crescer com a sua ausência.

Visitei algumas vezes uma senhora que estava em um asilo. Emocionada, disse-me que estava melhor ali do que na casa de sua irmã. Lá, não era respeitava pelos membros mais novos da família. Conversei com outra senhora. Sua filha está no Rio de Janeiro. Talvez, pague a conta do lugar.

Passamos muito tempo longe daqueles que mais precisam de nós: filhos, pais e avós. E isto, pensamos, é para o benefício deles. Afinal, lutamos para ganhar dinheiro que dê a eles conforto, lazer, bons colégios, etc. Pensamos que estas coisas são as mais importantes para eles. Mas, o que eles realmente precisam é de nós mesmos. Bons colégios não substituem bons pais. Ipads e laptops não podem estar no lugar de uma boa conversa de pai para filho. Os asilos não podem oferecer aquilo que só um filho ou um neto podem dar: atenção, ouvidos e carinho.

No livro sagrado para os cristãos tudo está claro: prestaremos contas a Deus de como tratamos nossos familiares. No Antigo Testamento temos este mandamento: "Honra teu pai e tua mãe" (Êx. 20:12). No Novo, o apóstolo Paulo afirma: "Se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus" (I-Timóteo 5:4). E ainda: "Se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (I-Timóteo 5: 8).

Não entreguemos, pois, a outrem o que é de nossa responsabilidade. Amor não pode ser comprado, nem terceirizado.

George Gonsalves
Enviado por George Gonsalves em 20/12/2011
Reeditado em 05/04/2012
Código do texto: T3398882
Classificação de conteúdo: seguro