Vida e Morte, Um Espetáculo Teatral

A vida se desenrola como um espetáculo teatral. Composta de várias cenas, atos, compondo todo um drama com personagens que se alternam, assim como vestuário e personalidade dos protagonistas. O protagonista será sempre aquele que se imagina como “eu”. Viver é atuar.

A morte, se faz de ato final, é o momento que precede o abaixar das cortinas, ou o fechar de pálpebras, assim como o pano que cobra o corpo estendido. Mas se valoriza muito esse término, muitos exaltam a morbidez desse último suspiro atuante.

Quando estamos diante de uma peça teatral, nos emocionamos a cada instantes, talvez alguns sejam tocados em determinadas partes, enquanto outros só reconhecerão algo tocante em outros momentos.

Ao nos depararmos com a morte de quem amamos, jamais devemos esquecer de todo o espetáculo. Daquela cena emocionante, daqueles momentos mágicos que fizeram rir e chorar, aquilo que mais nos tocou, fazendo da morte, um mero apêndice, muitas vezes de menor importância.

Lembra daquele dia comum, que fizeram algo inusitado, sorriram descontraidamente, conseguiram até mesmo observar aquele leve movimento de uma folhagem. Eis o seu ato, aquele que lhe marcou, independente desse abaixar de cortinas que nem imaginavam que iria ocorrer, embora no fundo todos nós soubéssemos.

Aproveitem meus amigos, cada instante do espetáculo de viver, degustando estes atos mágicos do dia-a-dia, despretensiosos em relação a essa arte que tende a nos surpreender. Sejamos atores e público ao mesmo tempo, pois chegará o dia em que também sairemos de cena, pois é preciso alternar o elenco.