Jorge Amado, um comunista atrasado

Vou começar apartir do que eu li em Capitães da Areia. Escrito por Jorge Amado e publicado em 1937.

Este livro conta a história de jovens deliqüêntes da Bahia. Pedro Bala, Sem-Pernas, Professor, João Grande, Boa Vida, Gato e Pirulito.

Conto logo o desfecho da história: Pedro Bala segue a revolução, sabendo da morte do pai quando lutava na greve; Professor segue para a pintura, depois que apareceu em seu caminho um homem prometendo levá-lo para o Rio de Janeiro para torná-lo um pintor consagrado; Pirulito vai ser padre estudar em um seminário, com a ajuda do padre José Pedro, este homem aparece na história apenas para ajudar os Capitães da Areia a se regenerarem.

Capitães da Areia é uma história de vícios, conta a deliqüência desses meninos, com a desculpa esfarrapada que é somente para sobreviver. Como é somente para isso? Um ladrão se faz ladrão apenas pelo vício de roubar, e pelo que ele consegue de bens dado so furto, e não por que isso é uma forma de sobrevivência.

Mas Jorge Amado explora isso: é pela sobrevivência, e pela liberdade das ruas que existe os meninos dos Capitães da Areia, como se isso fosse as únicas coisas que faz meninos ladrões. Sendo assim fica até dificíl regenera-los: exceto pela primeira parte, que assim fica fácil, basta ter casa, uma boa família, e um pai, e a outra, a liberdade das ruas, somente trancafiando os Capitâes da Areia em celas e, eles espremidos assim desejariam mais a liberdade das ruas sem fazer mais nenhuma travessura.

E então, por que é Jorge Amado um comunista atrasado? Pelo simples fato de que ele acredita que são os ricos os nossos principais vilões. Se fosse assim ninguém queria ser rico, já que a riqueza é entendida em Capitâes da Areia como algo que estanca a felicidade dos pobres, não a riqueza, mas os ricos. Bem, a riqueza também, por que nela é gerada a ambição de se tornar mais rico à "custa da exploração dos outros".

Em Capitães da Areia nem a macumba dar jeito na pobreza dos meninos, e na sua aflição de não ter ninguém. Já que, numa das partes da história é contado que Ogum, um deus protegido, emenda uma epidemia de febre que mata muita gente. Será que esse deus não ver que é dando uma casa, trazendo suas famílias que morreram, ( já que o deus tem muito poder) que vai solucionar o problema para sempre dos meninos pobres de Capitães da Areia. Sim por que outra família não vale para eles, tem que ser a mesma, ressuscitando e trazendo de volta para remediar a dor e a aflição dos jovens deliqüêntes de Capitães da Areia.

PRÓXIMO ARTIGO

sergio bittencourt silva filho
Enviado por sergio bittencourt silva filho em 24/12/2011
Reeditado em 25/12/2011
Código do texto: T3404854