Encontro Presencial na Educação à Distância: Momento de reflexão e crescimento?

A presença de cada um de aluno no encontro presencial num curso estruturado na modalidade a distância é fundamental para o aprofundamento dos estudos, das concepções, entendimentos e percepções, propiciados pela troca de vivências e experiências em gênero e raça. E num encontro como estes que renovamos as esperanças e a confiança na capacidade humana de construir, reconstruir e também de desconstruir idéias e preconceitos que nos afligem e inibem o nosso crescimento enquanto gente, enquanto cidadãos e que promovem a exclusão de negros/as mulheres e negras e outras minorias sexuais do acesso a seus direitos fundamentais. Aos que não poderão vir por motivo de força maior, fica aqui registrado o nosso desejo, de nos reencontrarmos na próxima oportunidade, para que juntos possamos... Nos educar, é isso mesmo, nos educar... Como já dizia o velho mestre Paulo Freire, "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens educam entre si, mediatizados pelo mundo (1981). Para freire o mais importante no ambiente educacional formal não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência. Você que motivo maior que este para estarmos juntos, Freire te dá. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão. O que é comunhão? União é estar no mesmo estado de espírito; é estar em comunhão de idéias com outrem. È tão sagrado que chega a ser um sacramento. Estar em comunhão para aprender, já que este não é um ato concluído. Aprender é um exercício constante de renovação. Somos seres inacabados, e ate condicionados, mas, consciente do inacabamento, por isso podemos ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. Freire nos da mais um motivo para estarmos juntos, segundo Freire, todos nós sabemos alguma coisa, mas também todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. Estar juntos é tudo isso e muito mais. É favorecermos o nosso autocrescimento, autoconhecimento. Como bem coloca Leonardo Boff, somos como árvores, com os pés fincados nos chão, mas com os galhos direcionados para o cosmo numa teimosia incessante de alcançar cada vez mais e mais, o alto, as altura, o espaço sideral. Por isso é importante estarmos juntos de vez enquanto. Juntos aprendemos mais!

Um abraço a todos e todas.

E até o próximo encontro.

Att, David Costa – Tutor à Distância.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 16/01/2012
Código do texto: T3444287
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.