O Brasileiro trocou sua cidadania pelo favor dos senhores e do poder!

É uma questão fundamental para a promoção da democracia e da cidadania neste país. Falta ao brasileiro a consciência de sua real cidadania e uma nova visão do que seja o Estado brasileiro. Falta a ele a determinação político-ideologica para assumir sua cidadania e a posse do estado, deixando de vê-lo como algo muito longe de sua existência, e pertencente ao outro, há alguns poucos, dignos de tamanha honra, não há o sentimento ou sensação de pertencimento. Falta a todos nós tomarmos as rédeas da nação através dos mais variados e possíveis instrumentos via exercício ativo de sua cidadania. Se fizermos uma retrospectiva no tempo, veremos que a sociedade brasileira é herdeira do modelo social português metropolitana: poder centralizado, poder patrimonial, e a estrutura cartorial. Toda essa estrutura já não era pouco para se ter uma sociedade injusta e desigual mas algo vem para somar e corroborar para o agravamento social a escravidão ainda no século XVI, o que verticaliza ainda mais a sociedade e propicia o surgimento de relações de poder, misturando as esferas do mundo político e público com a esfera das relações pessoais do qual resultaram privilégios e engessaram a estrutura social, configuração essa que fora na contra mão do papel funcional do Estado moderno. O resultado mais negativo e nocivo dessa realidade delineada acima é que o brasileiro deixa de ser um sujeito portador de direitos para ser um beneficiário do setor público, do estado que não era nada mais do que uma síntese dos interesses do patrão, do senhor, do proprietário de terras e homens. O Estado em toda a sua teoria na prática nada mais era que o patrão, portanto ser “cidadão” nada mais era que ser protegido deste. E o que é pior esta sociedade é grata e benevolente para com seu senhor, que na pratica lhe rouba sua cidadania em troca de migalhas. E hoje alguma coisa mudou? Quem é, e como se porta o estado brasileiro na contemporaneidade, ainda traz em seu bojo característica da colônia? A cidadania formal esta mais próxima da cidadania real? Como as mulheres, movimentos negros se posicionaram em relação ao Estado?