Ribeira Grande: primórdios do futebol e primeiros futebolistas Breve historial I

‘Se há várias explicações igualmente válidas para um facto, então devemos escolher a mais simples’.

(Atribuído a Guilherme de Occam)

Antecedentes na Ilha

Em que terra dos Açores terá sido jogado pela primeira vez o futebol moderno codificado por Ebenezer Cobb Morley em 1863? Os dados de que dispomos, indicam a Ilha de São Miguel: primeiro, em Ponta Delgada, depois, na Ribeira Grande. Com efeito, passados menos de seis meses da primeira partida registada para Ponta Delgada, jogou-se futebol na Ribeira Grande.

Quando se principiou a jogar futebol moderno nos Açores? Terá sido em 1895, como assegurou, sem aparentar dúvidas, em 1924, António de Barboza Kopke Ayalla? Este interveniente e dito mentor do primeiro momento, afirma, passados vinte e nove anos do acontecimento, que ‘em 1895 um grupo de alunos do Instituto Fisher então existente em Ponta Delgada mandou vir de Inglaterra por intermédio do seu ilustre professor Mr. James a primeira bola que veio para S. Miguel’ . Ou terá sido por volta do ano de 1897, como avançou, cauteloso, Luís Bernardo Leite de Ataíde, em 1949? O half-back dos azuis de Ponta Delgada, passados quarenta e dois anos sobre o acontecimento, diz assim: ‘Foi aí por 1897, salvo erro, que se jogou pela primeira vez o foot-ball em São Miguel (…)’ .

Ora, uma coisa é o que se diz, outra, o que nos dizem as provas (escritas) e estas são claras: não se confirma o primeiro grupo de 1895 de Kopke Ayalla e o primeiro jogo registado do grupo de Leite de Ataíde (melhor dizendo, de James Darlymple) data de 22 de Julho de 1898. Outra evidência: o grupo de 1898 não reconhece a existência (apenas reconhecido por prova oral) muito menos a pretensão de pioneirismo do grupo de 1895. Por que razão? Talvez porque o futebol dos de 1895, se calhar alheio às regras de 1863, não pudesse ser considerado um verdadeiro futebol? É uma hipótese.

Tratamos apenas de açorianos a jogar com açorianos, ou melhor de residentes nos Açores, onde se incluem não açorianos residindo nos Açores. Porém, se incluirmos estrangeiros de passagem pelos Açores a jogar com estrangeiros, em rigor, o futebol bem pode ter sido jogado pela primeira vez em solo açoriano antes de 1895 – seja em qual ilha for -, por tripulações estrangeiras de barcos que demandavam os Açores. Conhece-se o caso de Lagos, no Algarve, em 1882. O cabo submarino (ingleses) foi amarrado em Carcavelos em 1872. Até, poderia ter sido a partir daquele ano .

A Football Association foi fundada a 26 de Outubro de 1863. A criação ocorreu na sequência de uma reunião na Freemason’s Tavern, na Great Queen Street, no coração de Londres. Ebenezer Cobb Morley apresentaria, seis dias depois, a 1 de Dezembro, as catorze regras iniciais do futebol moderno. Sem se ter a certeza, afirma-se que o primeiro local de Portugal onde se terá jogado este novo desporto, terá sido a Camacha, na Ilha da Madeira. Isto deu-se em 1875, doze anos depois de ter ocorrido a codificação. Já teria cumprido as novas regras? No espaço continental, ter-se-á jogado futebol em Cascais, vinte e cinco anos depois, em 1888. E nos Açores, ter-se-ia jogado pela primeira vez, na melhor das hipóteses, trinta e dois anos depois, e na pior, trinta e cinco.

Quem foram os responsáveis pela introdução do futebol moderno em São Miguel? O escocês (?) James Darlymple é um forte candidato a ser considerado não só o principal introdutor do futebol moderno em São Miguel como ainda, por acção directa ou indirecta, a ser considerado o introdutor do futebol em todos os Açores. No entanto, falta ainda aprofundar o papel do espiritano irlandês (?) James Machin. Quer antes da vinda de Darlymple para São Miguel quer já com Darlymple em São Miguel. Ou o do inglês (?) Harry Wilkinson. Darlymple e Wilkinson eram funcionários do cabo submarino e Machin dava aulas no Instituto Fisher. Por seu turno, um elemento da terra importante neste processo, sem o seu mecenato e participação dificilmente Darlymple teria tido condições, foi Aires Jácome Correia. Era um entusiasta da terra com posses. O palacete de Santana foi sede dos primeiros futebolistas a sério. Também aqui, é necessário alargar a pesquisa a outros micaelenses que estudaram em escolas britânicas, tais como Rolando Viveiros, Wéber Tavares e Alfredo Pinto.

Deriva da ética deontológica desta arte ou ciência, o debate acerca da natureza da História não vem para aqui chamado, avisar de que este artigo não trata dos primeiros passos do futebol em Ponta Delgada, para ele remetemos um trabalho saído na III Série do A Estrela Oriental, nem tão-pouco trata do futebol nos últimos trinta anos na Ribeira Grande, o nosso interesse, após a breve introdução esboçada nas linhas anteriores, centra-se, sobretudo, nos primeiros passos e nos protagonistas dos primórdios do futebol na Ribeira Grande.

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 26/01/2012
Código do texto: T3462305
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.