Ribeira Grande: primórdios do futebol e primeiros futebolistas Breve historial II

Que vamos tentar provar?

Que a primeira notícia conhecida de futebol na Ribeira Grande, dando conta de um jogo de demonstração do novo desporto, data de 6 de Janeiro de 1899. Que a segunda conhecida, referindo-se já ao primeiro jogo a sério entre equipas da Ribeira Grande, data de 21 de Maio de 1899. Que o primeiro jogo de captação (6 de Janeiro) decorreu no campo das reses e o primeiro jogo a sério (21 de Maio) decorreu no campo Luís de Camões. Que as duas primeiras equipas conhecidas da Ribeira Grande foram os Amarelos e os Verdes. Que os principais protagonistas foram: o farmacêutico Jacinto da Silva Moniz, nascido em São Pedro de Ponta Delgada, mas filho de pais da Ribeira Grande, o proprietário Francisco de Paula Velho Cabral, nascido e residindo na Conceição da Ribeira Grande, Humberto Velho Cabral, irmão de Francisco de Paula, e o treinador José Carvalho, guarda-livros, natural da Maia, a residir em Ponta Delgada. Que James Darlymple, o introdutor do futebol a sério em São Miguel e talvez nos Açores, foi quem orientou de Ponta Delgada o trabalho de José Carvalho na Ribeira Grande. Terá sido mesmo assim? Vamos ver.

Primeiro exercício de futebol na Ribeira Grande: 6 de Janeiro de 1899

Tomando como fonte, uma notícia de jornal, podemos afirmar com relativa segurança que foi no dia de Reis do ano de 1899 que a Ribeira Grande assistiu à primeira demonstração de futebol jogado com regras . No entanto, tal como insinuámos para o caso de Ponta Delgada, não é de excluir a possibilidade de que se tenha jogado futebol espontâneo (sem regras) na Ribeira Grande ainda antes de 6 de Janeiro de 1899. Tanto mais que o futebol era praticado por jovens da Ribeira Grande a estudar em Ponta Delgada. Os irmãos Manuel e Luís da Silva Melo, e Armando de Castro Carneiro, fizeram parte do grupo inicial de Kopke Ayalla. Por seu turno, João Borges Velho Cabral fez parte do grupo de Leite de Ataíde (Darlymple). Pelo que, existe a possibilidade de que, entre 1895 e 6 de Janeiro de 1899, os irmãos Silva Melo, Castro Carneiro ou João Borges Velho Cabral (familiar de Francisco de Paula, Humberto e Diogo Velho Cabral) tenham jogado futebol na Ribeira Grande durante as férias escolares. Mais um indício: na Ribeira Grande, pertencendo à freguesia da Matriz, as Caldeiras podem ter sido local de partidas informais de futebol. Primeiro, porque os Velho Cabral tinham lá casa de veraneio; segundo, porque alguns dos jogadores dos vermelhos e dos azuis de Ponta Delgada tinham também lá casa ou iam lá passar temporadas no Verão. Estarão neste caso: Francisco Bettencourt de Medeiros e Câmara, Manuel Duarte Silva (da Ribeira Grande), António da Câmara Velho Cabral e o Conde de Aires Jácome Correia.

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 26/01/2012
Código do texto: T3462312
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.