Ribeira Grande: primórdios do futebol e primeiros futebolistas Breve historial IV

Primeiro jogo a sério conhecido: 21 de Maio de 1899

Se o primeiro exercício de futebol cumprindo as regras do futebol moderno, ocorreu a seis de Janeiro, a primeira partida a sério jogou-se em data desconhecida. Talvez antes de 21 de Maio de 1899 . A partida de 21 de Maio foi talvez a primeira com honras de notícia de jornal; as demais, a terem existido, terão tido caracter de treino.

Porém, depois da notícia da apresentação do novo desporto a 6 de Janeiro, só se voltaria a ouvir falar de futebol na Ribeira Grande nos jornais passados quase cinco meses. Qual a possível razão para um silêncio de cinco meses? Havia assuntos a resolver antes de dar início às competições a sério entre verdes e amarelos da Ribeira Grande ou entre estes (o que descobri foi entre selecções) e os grupos vermelho e azul de Ponta Delgada? Parece-nos claro. A notícia vem no O Norte do dia 20 de Maio: ‘Amanhã pelas 16 horas da tarde há uma partida de foot-ball no campo da Avenida Luís de Camões nesta Vila’ . Ao dar a novidade em primeira-mão, o Norte cometera a proeza de se antecipar em sete dias ao Diário dos Açores. Uma pequena vitória jornalística do astuto cónego Cristiano . Se o Diário dos Açores goza da primazia por publicar a primeira notícia do primeiro exercício de futebol na Ribeira Grande, o Norte goza do privilégio em ter anunciado a primeira partida a sério? Porém, não estamos totalmente convencidos de que não tenha havido jogos antes de 21 de Maio. Só que o seu eco não terá chegado aos jornais de uma forma explicita. Vejamos a razão de pensarmos assim. A crónica daquela partida vinda no Comércio Micaelense, ao contrário do anúncio feito no Norte, confirma-nos a dúvida: ‘A partida jogada domingo [21 de Maio] no campo da Avenida de Camões foi, sem dúvida, uma das melhores que aqui se tem jogado.’ Se a partida de 21 de Maio, exagero ou não do cronista, não interessa ao caso, fora uma das melhores a que a Ribeira Grande assistira até aquele momento, então, pode concluir-se, é porque, antes dela, terá ou terão havido certamente outras. Pelo que, deve antes referir-se, até melhores provas, que a primeira partida a sério não foi jogada naquele dia 21 de Maio, mas, em outro dia qualquer por nós desconhecido, entre o dia 6 de Janeiro e o dia 21 de Maio.

Onde terão tido lugar a partida de 6 de Janeiro e a de 21 de Maio?

6 de Janeiro: Campo das reses

De que haja registo escrito conhecido, a partida de 6 de Janeiro foi jogada no chamado campo das reses da Ribeira Grande. Escolha que nada tem de invulgar, já que, em Ponta Delgada, o recinto escolhido pelo grupo de Leite de Ataíde, foi também o campo das reses daquela cidade. Fazendo parte do novo complexo dos mercados, como registou anos mais tarde Manuel Emídio da Silva, um jornalista do Diário de Notícias de Lisboa, era se não o melhor seguramente um dos melhores recintos especializados das ilhas .

A autorização para usar aquele recinto, fora certamente facilitada, pela simples razão de que Francisco de Paula Velho de Melo Cabral Sénior, acabara de ser eleito três dias antes na reunião de dois de Janeiro da Câmara Municipal da Ribeira Grande para o pelouro dos ‘mercados, jardins e arvoredos e iluminação’ . Ora, o vereador Francisco de Paula era pai de Francisco de Paula Júnior e de Humberto e tio Diogo. Um pouco depois, na Quaresma de 1899, Francisco de Paula Sénior era um homem de 50 anos e morava na rua Direita no lado da Conceição .

21 de Maio: campo da avenida Luís de Camões

A primeira partida entre duas equipas formadas e treinadas na Ribeira Grande, mais uma vez, que tenha captado o interesse dos jornais, disputou-se não no campo das reses mas no campo da avenida Luís de Camões. O terreno de jogo da avenida Luís de Camões pertencia à família Velho Cabral. Tentemos entrar um pouco na cabeça de Francisco de Paula e descobrir-lhe as intenções? Francisco de Paula terá preferido deixar os filhos e amigos dos filhos usarem aquele espaço da família em vez de continuar a autorizar o uso do campo das reses, por um lado, talvez, por razões de salubridade pública, um campo de reses e de porcos era insalubre, por outro, para evitar falatórios próprios de uma terra pequena. Teria sido por estas razões?

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 27/01/2012
Código do texto: T3464344
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.