Reflexões sobre a Lei da Atração e Teoria da Aceleração do Pensamento Verbal

Hoje eu fiz uma grande descoberta! Estou exausto mentalmente de tanto pensar, uma dor não daquelas de uma gripe ou outra doença, que é aguda e irritante. Essa é mais profunda e contundente. Mas ao mesmo tempo estou totalmente hiperativo e agitado, digitando com o dobro da velocidade normal que possuo e com três vezes mais erros – coisa que dará um belo trabalho para a correção que farei. E, ao mesmo tempo, estou com um sorriso de um autêntico bobo feliz estampado no rosto e o peito inundado de orgulho próprio e felicidade, além de excelentes projeções futuras! E vou contar agora o que levou a isso, qual foi a nova teoria que se apresentou a mim.

E eu sei que não estou, de fato, CRIANDO algo novo de verdade. Bom, e se eu estiver é puro acaso. Mas acho que já escreveram sobre esse tema, devem talvez estar estudando-o e aplicando-o por ai. Não tenho pretensão de ser inovador, tanto que escrevo esse texto para mim mesmo e para aqueles que apreciam meus pensamentos. Mas sim, eu realmente fiz uma descoberta, dou a mim mesmo todos os méritos! Digo isso porque eu não li esse conteúdo em nenhum lugar. Não duvido que haja, mas desconheço-o totalmente. Se eu praticamente parafrasear a obra de alguém, terá sido puro acaso e somente uma prova de que eu e essa tal pessoa pensamos muito parecidos, pois eu pensei nisso sozinho.

Alias, seria muita arrogância dizer que eu pensei conscientemente. No fim, toda essa ideia simplesmente criou vida dentro de minha mente enquanto as associações ao que sei e minhas experiências estavam fundindo-se. Não pensei conscientemente. Enfim, ao assunto!

(apenas uma pagina de entres prelimitar... estou melhorando!)

Basicamente, creio ter entendido melhor o funcionamento de minha própria mente e encontrado um sentido psicológico para a famosa Lei da Atração, exposta em livros como O Segredo, e sobre o qual recentemente tive uma excelente conversa com uma de minhas amigas cuja inteligência mais admiro, que é a Priscilla De Vita. Não tenho pretensão alguma de descobrir alguma grande verdade universal nem negar ou confiar qualquer ponto de vista, somente estou criando teorias que estimulam minha mente e ajudam a pensar.

I. Lei da Atração

A Lei da Atração diz que devemos emitir um sinal na frequência certa para o universo, revelando de modo claro sendo positivos o que realmente queremos receber, e então o Universo e suas energias irão se sintonizar com nossas vontades e trazer tais coisas para nós. Há mais detalhes, mas a mensagem geral que eu pude capitar é essa.

Bom, quem me conhece sabe que o niilismo, e mesmo o ceticismo muitas vezes, é uma característica comum a mim. Por mais que eu adore mitologia, não sou muito capaz de me adequar a esse estilo de pensamento, pois o empirismo sempre me agradou muito mais. Sinto necessidade de entender como os processos funcionam. Pode ser uma fraqueza, pois segundo minha amiga mesmo, isso bloqueia parte da influência dessa entidade energética chamada Universo. Porém, por um lado, o método científico tem vantagens mesmo se essa afirmação estiver correta, porque ao se entender o processo e desmistificar o milagre ele passa a ser uma ciência capaz de ser aprendida e entendida e, por fim, aplicada de modo prático com ainda mais eficácia.

Um exemplo disso eram rituais sagrados do Velho Testamento. Como sabemos, não havia conhecimento científico avançado naquela época. A Lei de Moisés tinha algumas proibições e diretrizes de higiene avançadas para a época, mas que não eram explicadas. Por exemplo, era ordenado que pessoas que tocassem em cadáveres deveriam ficar isoladas dos demais e banhar-se repetidas vezes. Era visto como algo puramente ritualístico pelas pessoas daquela época a observância dessa lei. De fato, se alguém tentasse explicar algo sobre bactérias e níveis de existência microscópica para elas tais palavras não fariam sentido algum. Era mais fácil apresentar como um ritual religioso. Porém, como sabemos hoje, há uma base científica para isso. E descobrir isso permitiu que não apenas os praticantes de uma religião ficassem protegidos contra certas doenças, mas que qualquer outro que seguisse tais preceitos médicos também ficasse. (Não entrarei aqui no debate sobre se tal noção mais avançada é uma prova de inspiração divina, como alguns afirmam, ou somente de contato com outra civilização avançada hoje desaparecida, como outros sustentam, destoaria demais do assunto, então vou me ater somente ao argumento!).

Então certamente vale a pena investigar o ritual e ver se há nele base científica, natural, e como o processo funciona. Desse modo pode-se além de atingir de modo mais fácil e saudável mentalmente o mesmo resultado, também estudar o próprio efeito e, quem sabe, até maximizá-lo e expandi-lo! Sendo assim, desde que estive em contato com as teorias dessa lei da atração me lancei na busca de bases racionais para isso e a tentativas de encontrar uma compreensão do processo.

Um fato é que não dá pra negar é que há coisas que realmente parecem milagres, como espantosas recuperações físicas eventualmente noticiadas mundo a fora, ou também negar que uma atitude realmente positiva, de esperança e confiança em si mesmo e no que o futuro trará, externada em forma de ações e palavras faz mesmo um gigantesco benefício e pode trazer resultados inacreditáveis. Mas será que isso é mesmo algo místico?

Eis aqui minha cadeia de pensamentos, que escrevo tanto para eu poder analisa-la melhor quanto para receber opiniões de quem se interessar por ler e talvez grandes contribuições, seja para aprimorar, refutar ou apreciar o pensamento.

Sabemos que nosso organismo possui energia (tanto que viramos baterias para as máquinas, na Matrix... hehe) e que essa energia controla o nosso sistema hormonal, nossas emoções, a percepção e tudo mais! E a central de controle dessas energias físicas é nosso cérebro e nossa mente. Nossos próprios pensamentos são impulsos elétricos armazenados e processados pelos neurônios! Nossa essência é pura energia. E os pensamentos conscientes são a influência mais poderosa a essa energia, pois controlam os sentimentos e sensações, e, mais importante, molda nossos paradigmas, percepção de mundo! No fim, é um ciclo em que os pensamentos influenciam a emoção, que influencia nossa ação e que novamente influencia nossos pensamentos, reconfirmando-os ou negando-os, e novamente gerando sentimentos e emoções... Enfim, nessa central energética corporal chamada cérebro encontra-se todo o controle de nosso ser, pelo que posso observar até hoje depois de tudo que aprendi.

Será que essa energia corporal gerenciada pela energia mental, cujo nome é pensamento, não é o sinal de rádio que emitimos para nós próprios, sendo nosso próprio corpo a antena que faz a recepção do sinal?

No livro O Segredo é afirmado frequentemente que nós somos uma grande central de rádio emitindo ondas para o Universo, e que este se ajusta a nossa frequência e traz o que dizemos querer, seja bom ou ruim. Mas e se o Universo for mesmo somente o nosso próprio ser, talvez? Ou mesmo que haja, de fato, uma grande energia universal, como se fosse mesmo A Força, do Star Wars (algo que faz mais sentido que muita religião, pelo menos pra mim...) ainda assim a primeira e principal influência não seja em nós mesmos?

Para melhor explicar o ponto realmente é útil recorrer ao exemplo da transmissão e recepção de um sinal de rádio. Sabemos bem que as ondas têm frequências, e que para uma antena receber o sinal claro precisa estar na correta. Quanto mais próximo da sintonia, mais perfeito o sinal.

Pensando nisso estou inclinado a crer que tudo gira em torno da frequência correta de energia cerebral e, consequentemente, de todo o corpo. Sintonia com a frequência ou carga energética de pensamentos poderia ser a chave do desbloqueio de todo o potencial de nosso corpo e mente!

Vejo sentido nisso: Se uma pessoa tem uma atitude positiva mesmo, plena confiança em si mesma e em sua capacidade de adquirir o que deseja, pode de verdade agir como se já tivesse mesmo adquirido seu sonho, o ver como uma propriedade sua mesmo e agora estar faltando somente ir busca-lo, tal pessoa ficará tranquila e feliz com sua esperança.

Nesse caso todo seu corpo será beneficiado com isso, porque ela dormirá melhor e descansará plenamente e, por se sentir feliz, usufruirá com alegria de tudo que puder. Alimentos ficarão mais saborosos e talvez mesmo mais saudáveis, estresse será eliminado e desgastes mentais reduzidos drasticamente e tudo mais irá fluir bem. Estando nessa frequência correta de pensamentos, com autoestima, autoconfiança e saúde podem ser de fato os fatores determinantes. Quando essa pessoa finalmente se lançar na missão de conquistar seu sonho na prática, seja por fim pedindo sua amada ou amado em namoro ou casamento, seja fazendo uma apresentação de um projeto para clientes que podem fazer seu negócio ou carreira decolarem, ou mesmo criar uma obra de arte, como uma musica, quadro ou livro, ou quem sabe participar de uma competição atlética, será que a Lei da Atração não é simplesmente um estado de harmonia, paz e saúde interna que irá liberar todo o potencial latente do corpo e do cérebro, da percepção sensorial e dos músculos, fazendo com que ela executa sua missão praticamente com perfeição e, consequentemente, vencendo o desafio de modo triunfal?

Nesse caso o pensamento consciente, o grande gerenciador da energia cerebral e corporal seria aquele que controla o botão em que se alteram as frequências de recepção. Quanto mais ele chegar perto da sintonia correta, mais potencial interno conseguirá liberar para a ação!

Sim, essa ideia faz sentido para mim. Algo puramente físico, bioquímico, sem qualquer traço de mitologia supersticiosa! O ato de pensar positivo, se expressar de modo que elimine todo o negativismo e mentalizar o resultado desejado pode ser mesmo somente uma libertação interna do próprio poder, não necessariamente parte de um ritual místico destinado a subjugar forças do Universo! Ou mesmo que de fato seja algo sobre-humano, mas também pode ter inicialmente implicações puramente físicas afetando somente o universo interno!

Agora só me resta testar na prática tais conclusões. Aliás, continuar, pois fé em mim mesmo é algo que de fato não está em falta, apesar de ser baseada puramente em coisas racionais! Hehe

II. Aceleração de Pensamentos Verbais

Todas essas reflexões se deram na sala da casa de meu grande amigo Wellington. Alias, em muitas de minhas melhores ideias a presença desse meu amigo é essencial, pois ou ele fornece um pensamento que dá base para alguma criação ou mesmo somente ouvindo e dialogando comigo enquanto exponho algo de certa forma faz com que novos pensamentos venham à mente e por vezes o complementa. Alias, para ser justo preciso dizer que ele não é o único com esse poder, já que devo a meu grande amor, a Natállia Dellázeri as melhores inspirações para meu épico – meu maior projeto – ao Rodrigo a ideia de minha ficção científica – em segundo no Rank de projetos prediletos e também ao Gabriel pelas novas ideias e melhor compreensão da mitologia de Tolkien bem como pelo nascimento de nosso delicioso Drama/Suspense que vem detém seguramente meu outro lugar no pódio de boas ideias! E, claro, não posso deixar de lembrar a já citada De Vita e também do Cayo, cuja companhia e conversas com ambos originaram todo esse fluxo de ideias, além de encorajamento para todas as outras. Amigos, adoro vocês, e Natállia, TE AMO!!

Bem, como eu disse, fiz esse texto pra mim mesmo e avisei disso, então se está lendo mesmo assim nem venha reclamar de minhas efusivas explosões de afeto por quem me faz bem! RUM!

Mas voltando... O inicio de todo o pensamento foi mesmo na conversa com o Wellington, e começou justamente com esse debate sobre Lei da Atração. Por fim, a conclusão do assunto anterior no ponto em que o objetivo final era mesmo a liberação do potencial adormecido do corpo. Daí um novo horizonte abriu-se e começamos a debater sobre o potencial da mente. Voltamos a falar de um dos filmes que mais apreciamos que é SEM LIMITE (Limitless), onde uma pílula experimental tinha o poder de liberar todo o potencial da mente, deixando tudo acessível à mente consciente, permitindo então que verdadeiros milagres de inteligência fossem realizados.

Concordo com essa base do filme, porque acredito que o verdadeiro poder metal está no subconsciente. Ele armazena TUDO que sabemos e vemos, bem como os cheiros e sons, algo que podemos chamar de sensações, e não somente informações verbais. Ali está um vasto conteúdo de informações de onde emerge a intuição e também de onde acredito que venha a criatividade e a genialidade. Então o desafio é fazer com que a mente consciente consiga cada vez mais acesso a essa sala de tesouros.

Agora estou pensando mesmo em termos de velocidade.

A mente subconsciente é extremamente mais rápida especialmente porque não lida essencialmente com verbalização, mas sim como imagens, sons, cheiros - percepção. E absorvemos isso tudo e processamos muito mais rapidamente do que palavras, fonemas e pensamentos conscientes complexos. Ela funciona numa velocidade tão alta que não conseguimos acompanhar conscientemente, e por isso a perdemos de vista.

Para ilustrar, imagine dois corpos em órbita em volta de um planeta, no mesmo sentido. Podem ser duas naves mesmo, porém uma viaja na velocidade da luz e a outra do som, extremamente mais lenta. A nave na velocidade da luz será tão rápida que mesmo passando ao lado não será sequer vista pela outra.

Palavras, fonemas, verbalização, são coisas lentas comparadas a sensações, especialmente imagens, que são de fato absorvidas na velocidade da luz.

Basicamente, de nossos cinco sentidos, usamos basicamente apenas um o verbal - mesmo pra pensar - e que é o mais lento.

Por isso podemos ter excelentes coisas na parte subconsciente, mas elas estão rápidas demais para que as vejamos. Afinal, o pensamento consciente exige palavras! Como descrever algo que não entende, não sabe verbalizar? Seria como tentar explicar o que é a cor azul para um cego de nascença! A linguagem simplesmente não é reconhecida.

Porém, eu percebo cada vez mais claramente que que os pensamentos conscientes, verbais, se aceleram se receberem impulsos fortes e adequados! Concluo por ver depoimentos de muitos artistas que dizem que, por exemplo, ao compor ou pintar se sentem como que em transe, entregues a arte. E eu também vejo isso no que eu mesmo escrevo. Por exemplo, um texto que é a melhor parte do meu livro que em breve será lançado, simplesmente ficou mágico na parte final! Eu estava escrevendo num ritmo um tanto monótono, e estava muito lento o fluxo da mente para o papel. Até que, numa madrugada, veio uma inspiração arrebatadora, e enquanto levei semanas pra produzir 10 paginas boas, nessa madrugada escrevi trinta de uma vez só, e o resultado me deixou realmente chocado, porque foi muito melhor do que eu previa. E realmente, comparando o inicio e o fim do texto, mal dá para dizer que foi o mesmo autor, o estilo do texto mudou drasticamente para melhor... E isso aconteceu com outros também.

Então eu fico pensando agora que, de fato, pode haver fatores que façam essa parte da mente que é verbal, esse sentido da fala (mesmo que a interior), se acelerar mais e mais até se igualar por um pouco de tempo aos outros sentidos sensoriais abrigados no subconsciente e, por um momento, os ver claramente e entendê-los, sabendo então os colocar por escrito! Eis ai a genialidade!

É como se a nave na velocidade do som subitamente começasse a acelerar mais e mais até também atingir a velocidade da luz e ver a outra, mais rápida, claramente por um momento e conseguir então fotografa-la ou a descrever!

Depois simplesmente o esforço leva a exaustão e a velocidade cai de novo: é quando a inspiração some... E penso também que seja mais difícil para o escritor chegar a esse estado porque desenho, musica e esforços físicos pode ser apenas a aceleração da consciência a ponto de lhe dar a sabedoria para desligar um pouco o controle racional e deixar a intuição assumir plenamente o corpo e, assim, atingindo a excelência nesse esforço físico, com os sentidos aguçados e muito mais precisos. Já o escritor precisa mesmo reconhecer a essência das sensações subconscientes e conseguir encerra-las em palavras, e ainda de um modo compreensível para os demais!

Ainda outra coisa: Notei que essa aceleração não é um salto para a velocidade da luz, mas um aumento gradativo da velocidade, com poder de impulso sendo acumulado até que o ápice seja atingido. Em todas as vezes que tive esses surtos de brilhantismo criativo nenhuma foi algo totalmente espontâneo, surgindo do nada. Tudo começou com leitura de coisas interessantes ou conversas produtivas com amigos, tanto os citados aqui como outros, ou mesmo de reflexões solitárias sobre temas profundos. As grandes inspirações vieram somente após momentos como esse, em que uma ideia evocava outra, atraia para sua órbita, e então faziam com que mais força se acumulasse, impulsionando a mente para velocidades mais altas. Algo gradativo.

Esse indício é excelente. Fico pensando que talvez seja possível chegar a isso com cada vez mais frequência estando em boa companhia, tanto literária como se tratando de humanos!

Enfim, agora, depois dessa epifania de pensamentos estou pensando que pode haver meios de, conscientemente, acelerar essa linguagem verbal para ter acesso a toda a criatividade contida no subconsciente e nos 4 sentidos sensoriais!!

Nem preciso dizer que a obsessão em dominar tal poder já está se alastrou em meu interior! Essa teoria explicaria muito bem porque, por vezes, é difícil que eu consiga escrever. Parece que não é questão de preguiça ou mania de procrastinação, mas sim minha certeza de que meus melhores textos só saem quando minha a está em alta velocidade, e então meu subconsciente se recusa a me conceder o tão necessário ânimo para escrever quando não estou nos meus melhores momentos, quando minha consciência não está acelerada.

Preciso urgentemente conquistar esse território interno chamado subconsciente, e permanecerei testando a teoria. Aproveitarei para testar na prática também as conclusões referentes à teoria sobre a tal lei da atração e estou o mais confiante que posso nessa missão de aprendizado dos métodos para despertar a criatividade! E, se funcionar, certamente escreverei mais a respeito.