Realidade...[AlexMarq]

Realidade...

[ Alex Marq ]

Muito se fala em tempos de internet, e com o número de usuários crescendo vertiginosamente a cada dia, do mundo "virtual"...

Buscarei esplanar um pouco sobre "Real" e "Virtual", e como ambas são muito tênues... Porque afinal, o virtual não é nem um pouco virtual, e torna-se mais real do que se parece... Uma vez que o que recebemos em nosso monitor, foi criado por outra mente conectada em outra parte desse imenso mundo...

O que é real? Ou o que seria o que tanto evocamos... A Realidade? Existem tantas pessoas que vivem em ilusão, que criam mundinhos próprios em seu dia a dia, sem nunca ter conectado à internet uma vez na vida... E existem seres muito reais nos meandros do "mundo virtual"... Atrás de cada e-mail existe um ser humano que acessa-o, remete e recebe mensagens dos mais diversos teores...

O que é Realidade? Vamos evocar a semântica da palavra, para podermos desdobrar melhor o nosso enfoque, e chegar a algumas conclusões:

Real - Adjetivo; que existe de fato, verdadeiro; Filosofia: Diz-se daquilo que é uma coisa, ou que diz respeito a coisas.

Realidade - substantivo feminino; qualidade de real; aquilo que existe efetivamente;

Ora, o "Todo" é tudo o que existe... Porém, tanto eu quanto qualquer outro ser humano, ignoramos o conhecimento desse "Todo".... Vemos o "Todo" como uma abrangência do incomensurável... Daquilo que não pode ser medido por nossa pequena percepção... A nossa realidade é o "Todo"; porém, a MINHA realidade é muito distinta da realidade de qualquer pessoa...

Caímos na dicotomia de vermos que nem tudo que é "real" pode ser considerado como existente... Uma vez que meu ambiente, minha formação, minha origem, meus medos e traumas e minhas atitudes diferem em muito da "realidade" das outras pesoas... A sua realidade pode ser vista por mim como apenas um devaneio, ou um "sonho impossível". Uma vez que só tenho condições de compreender a realidade na qual eu vivo e interajo..

Estigmatizamos o Real, restringindo-no a tudo que é palpável... Mas nossa realidade abrange muito mais do que as coisas concretas... A abstração faz parte desse "Todo" que dá sentido à existência do concreto... O ser humano cria sua realidade material buscando satisfazer um desejo que encontra-se em seu sentimento... São nossos sentimentos que nos impulsionam a querer fazer e transformar a matéria em coisas que satisfaçam nosso desejo...

O que são livros? Textos? Contos, ensaios ou poemas? Se não uma combinação de várias letras ordenadas, que exprimem uma idéia, derivada de um sentimento, que impulsiona o escritor a materializá-la. Uma vez materializada essa idéia em forma escrita, esta já torna-se obsoleta... Porque a mente é dinâmica e inquieta... Não é raro encontrarmos textos que se contradizem ou caem na dicotomia... Dividindo-se em conceitos contrários e antagônicos... A idéia original, nos impulsiona a materializá-la, mas em meio ao desenvolvimento dessa materialização, surgem novos elementos que podem derrubá-la...

Nossos conceitos, ideologias e convicções nada mais são do que definições e formulações que criamos de nossa realidade... Realidade íntima ... Realidade relativa... A minha realidade em oposição à sua realidade... Meu modo de ver e assimilar aquilo que eu vejo como real... Que talvez você desconheça completamente... Assim que surgem os nossos preconceitos..

Preconceito é derivado de pré-conceito... Ou seja, conceito prévio que temos a respeito de cada coisa, mesmo que não entendamos nada desse assunto...

Não sei nada de, por exemplo, medicina ortomolecular... Nem sei o que é isso, pois foi apenas um termo que me é estranho que escolhi para esse exemplo... O próprio fato de eu ignorar o que seja e para que serve esse ramo da medicina, já é um conceito prévio que criei a esse respeito...

O dia em que eu perguntar para alguém que entenda desse assunto, que me esclareça de modo razoável... Estarei quebrando o pré-conceito que tenho de que nada sei sobre isso... Porém, ao elucidar minha ignorância e quebrar esse pré-conceito... Estarei criando um novo preconceito em substituição a esse...

Se partirmos do princípio esotérico de que tudo o que existe são projeções das inteligências dos seres em interação com o meio... Que tudo o que é real não passam de projeções mentais que nós emitimos e captamos do mundo... Chegaremos mais próximos de entender, por pouco que seja; essa dualidade do real X virtual... Tudo o que aqui é escrito, mesmo não sendo escrito em papel, realmente existe, pois tem sua forma e interage diretamente com o meio, e é fruto do trabalho intelectual de uma pessoa...

Particularmente, não vejo diferença alguma entre virtual e real... Os que aqui se escondem, são os mesmos que se escondem no seu dia a dia... Os que aqui criam contas fantasmas, são os mesmos que na rua ostenta algo que não é... Os que aqui mentem são os mesmos que mentem até para os próprios filhos... Já afirmei isso em vários outros textos meus, mas creio que vale a pena repetir sempre: "A net é só o reflexo do mundo lá fora. A net não tem nenhum problema, quem tem problema são as pessoas que aqui estão."

Real ou virtual, depende da maneira como você vê isso aqui... O que você está fazendo na net? Responda isso a si mesmo... Sua relação (casamento, namoro ou etc.) vai bem? O que você procura por aqui? Porque você terá da net de acordo com o que está buscando aqui... Isso vale para qualquer lugar, isso vale para sua própria vida.. Cada um acha o que procura... E cada um ganha de acordo com o que merece..

Amor e alegria em nossos corações... Sempre!

(Alex Marq, 28 de abril de 2005)