O derrame

Encontrei o meu amigo H. ou melhor, fui ao seu encontro, pois este quase irmão, que me ensinou os primeiros passos no aprendizado da minha profissão, estava derramado.

Seu cerebro detonou, assim, furiosamente!

Era vaidoso, papudo, mas me amava muito e eu a ele.

Churrascada, carangueijada, feijoada, comia até caviar, no tempo em que o caviar era o fino do fino.

Foi na sua casa que eu comí a mais saborosa trufa, a trufa negra Italiana, e as brancas Francesas tambem muito apreciadas.

Comia desvairadamente, vivia muito acima do peso, gordo de dar dó.

Estragou a vida com os dentes. Foi o mais fiel escravo das papilas.

Encontrei este amigo expôsto para a mais profunda meditação sobre os desencantos terrestres, e refletí longamente sobre a sua condição no mundo!

O derrame me incomoda, me desfaz, me desfigura o rosto! Envelheço ao observa-lo: é cruel!

Dante deveria te-lo imortalizado em um canto na sua "divina comédia", mostrando o pecado da gula, para que os renascentistas fossem menos gulosos e mais prevenidos.

Quando o derrame é comum, pode ser administrado com a ajuda de um bom fisioterapeuta, o carinho da familia, e a força de vontade do doente é fundamental!

Afinal de contas um derramezinho não é o fim do mundo: pode ser uma advertencia a ser seguida, para um recomeço inteligente.

Agora, o derrame dos bons, o verdadeiro, aquele que desalinha o individuo e faz dele gato e sapato, é terrível!

É que existe no ser humano, duas forças antagônicas que regulam toda atividade física e que se harmonizam em condições normais: A trava e a destrava.

No caso do derrame, as mãos geralmente são prejudicadas: Os pés, as juntas sofrem o travamento, ao contrario da lingua, que destrava e vai se alinhar docemente no lugar reservado ao nó da gravata, com a complacencia da boca que se abre docilmente!

O cidadão fica exposto. O pau vai para as picas. Perdem-se os direitos civis. Direitos humanos, nem pensar!

Me imagino numa condição destas, com uma mulher jovem e bela, e querendo ser amada.

Como ir para o mais belo dos combates, se eu não tenho armas?

Pior, minhas armas estão destravadas, todas em estado de não conservação?

Quando se é jovem, é a pior de todas as tragédias físicas contra o nosso patrimônio, ja que o corpo é o templo do espírito.

Quando se é velho, imagino que seja mais suportavel, já que acreditamos um tempo menor, e menos penúria.

Abandonar esta carcaça aqui na terra e virar uma centelha, é uma bela opção: Uma benção de Deus!

Mas não vou deixar uma coisa destas tomar conta do meu corpo ou entristecer o meu espirito!

Louvarei ao meu Deus de todo coração! Comerei frutas e verduras, agua em abundancia, caminharei sempre, dormirei cedo, e não venderei a minha alma em troca de riquezas materiais duvidosas!

"Vivere parco" - Viverei com pouco - (Maxima de Epicuro).

Para o lixo com as bebidas, o cigarro e as comilaças!

E com as alegrias da minha bem amada, eu chegarei aos cento e vinte anos, forte e valente, e com o coração,

A ejacular de amor!

- Amigo é o que traz a luz

que mostra a estrela que me conduz

amigo é aquele, amigo

que ajuda a carregar minha cruz!

(zé canjica)