UM JULGAMENTO ESPETACULOSO

Nessa era revolucionária da informação nossos tempos mudaram tanto, tão rapidamente, que qualquer acontecimento bem distante do cidadão comum nos coloca como espectadores e formadores de opinião.

Hoje, nesse mundo moderno, tenho a impressão que todos perdemos os freios do bom senso e o que mais assusta, talvez ainda mais para quem vivenciou os resquícios da educação dos tempos já bem "out fashion", é a falta de respeito com o outro, com o conhecimento do outro, com a posição do outro, com o espaço do outro, com a dor do outro, com o pensamento do outro, com o cansaço do outro, com o direito do outro, enfim, o que dizer então do respeito pela tão esquecida hierarquia? Acabou, simplesmente acabou.

Hoje todos são tudo e o tudo é de todos.

Mesmo como leigos em Direito, não há como se ausentar da notícia da hora: o espetaculoso julgamento do Lindenberg , o mais atual e famoso Brother do nosso incrível e Big Brasil, líder do seu próprio paredão, a atualmente enfrentar seu julgamento depois de ter assassinado sua namorada Eloá.

A perícia técnica diz que o projétil que matou a garota partiu da arma de Lindenberg.

Pois bem: depois de mais de três anos de ocorrência do fato, a cena de hoje se restringe a um julgamento um tanto espetaculoso no qual, ao invés de se julgar o mérito da causa consolidada, a advogada de defesa do rapaz parece que roubou a cena e perdeu o bom senso.

Nitidamente desfila a se equilibrar nos saltos da sua sapiência...

O que quer ela afinal: mostrar à sociedade que o rapaz é bonzinho e transformá-lo de réu em vítima?

Bem, se ela conseguir inverter as razões, dai sim estaremos diante dum Apocalipse do Direito e ela será a vencedora do grande Julgamento do Brother mais coitado do planeta Big.

Big em tudo de ruim...

Este julgamento mais parece uma grande vitrine para se fazer chamar a atenção sobre os astros que aplicam as leis. Se não houver flashes...a advogada desiste da causa. Gente do céu...que inferno é esse?

Temos uma garota dramaticamente assassinada, uma mãe que perdeu a filha, uma família em choque e um potencial assassino que, por indução da sua advogada de defesa, cogitou a mãe da assassinada como sua testemunha.

DE DEFESA?

Nem quem estudou Direito a vida toda entenderia uma articulação desta monta, um tiro no pé da sociedade.

Acho que nem a Meritíssima Juíza a entendeu, e ainda foi desrespeitada pela espetaculosa advogada que mais parece querer posar para os holofotes espalhados pelo país.

Só Freud talvez a entendesse, a tanta necessidade de "aparecer"..

Frente a um questionamento da juíza, a espetaculosa advogada lhe pediu para que a Meritíssima fosse estudar mais...

MAs o que vemos pelo país me força a pensar um pouco:

Estudar aonde...aqui mesmo?

Enquanto muitos se frutificam com as tragédias sociais alheias, CADA VEZ MAIS INCIDENTES, parece que também nós cada vez mais perdemos, caímos enquanto sociedade.

Por aqui tudo parece circo, a nada se dá o merecido respeito e privacidade, sequer as Togas se respeita hoje em dia, e ao mínimo sinal de faturamento, seja ele qual for, as tendas se armam e os holofotes se acendem para os lucros incalculáveis.

A cena é Bíblica e os ensinamentos que delas tiramos também o são, ao que deduzo que nada do que vemos...é tão novo quanto nos parece.

A Humanidade vive se reinventando da sua velha essência.

Muito lamentável o que, atônitos, assistimos nos dias de hoje.