Deus

Para que todos vejam o motivo pelo qual o rei Davi poetizava o SENHOR DOS SENHORES nos salmos, e Jó evitava blafesmá-lo na agonia, mesmo ele sofrendo aquelas imensas chagas, é inútil para as pessoas esquecer como Deus foi durante todo o período histórico caracterizado no antigo testamento da bíblia.

A bem da verdade, Davi só falou bem de Deus por que ele era um devoto cego, enquanto Deus, de uma maneira assassina, autorizava ele a matar os outros reis de outras localidades. E Jó, antes tido como o mais rico e fiel às tradições ao seu Deus, perdera tudo quando esse mesmo Deus autorizara à satanás a saquear os seus bens. Não foi uma traição de Deus ao seu mais generoso devoto?

Pode se dizer que Deus, no período que se seguiu ao antigo testamento, não foi exatamente aquilo que o salmista falava: "bondoso", "benevolênte" e "misericórdioso". A história mostra um Deus centralista, assassino e excludênte.

Quando ele escolhe Abraão aí surge o estado de Israel. Os judeus da época eram os privilegiados, em detrimento dos outros povos, sem nenhum motivo, excluíria esses. Seria o mesmo dizer que Deus queria os americanos a ter que ajudar e repatriar os brasileiros. Foi o período que ele tinha a pretensão de solidificar os israelitas num só território, obedecendo uma lei severa e antidemocrática criada por ele. Mas o povo de Israel eram na maioria desobediêntes à ele, e o que Deus fizera, ficava sem oferecer ajuda à eles para outros povos invadirem suas terras e sujeitarem eles em maior número de escravidão e serviço. Não importava os juízes que Deus autorizava para mediar o povo, Israel da época não tinha uma política democrática que favorecia o crescimento do povo de uma maneira geral. Os juízes não podiam modificar a lei criada na épóca de Moisés, mesmo arcaica e antidemocrática para todas as pessoas, nem fundar um partido independente que proporcionasse uma alternativa para a política do povo.

Depois o povo apelou até Deus para eles terem um rei, e que fosse um nascido entre eles. A bíblia conta que Deus se entristecera com o povo por que era ele que queria ser o rei de Israel para todo o sempre. Foi aí que veio Saúl, caiu por que desobedeceu uma ordem divina em trazer entre os despojos dos povos inimigos as pessoas de lá. Ele trouxe o rei da cidade invadida pelos israelitas, e quase foi morto pela espada do profeta Samuel, não fosse a misericórdia desse em poupar a sua vida. Aí mostra a índole de Deus, matar quem não fosse israelita e os considerados inimigos dos seus planos religiosos perante o seu povo escolhido.

Quando o povo de Israel ficara os quarenta anos no deserto sem atravessar aquela terra que manasse leite e mel, e que muitos historiadores verificaram que estava bem perto deles, enquanto somente rodeavam o lugar, eles não podiam ter o direito de reivindicar por melhorias enquanto passavam fome e sede. Moisés e Deus os acusava de murmuradores, e todos que reclamassem poderiam morrer não fosse o perdão de Deus vez por outra a cada reclamada deles.