Um cérebro e diversas "vidas"


Um cérebro, diversas “vidas” possíveis, uma mente e múltiplos seres desejando viver.
Um cérebro é uma complexa rede neural de mais de 80 bilhões de neurônios, tão complexa que cada neurônio independente pode possuir até 10 mil conexões com outros neurônios. Não nos apercebemos de tão complexa que é nossa mente, somente de ligações (sinapses) em uma pequena parte de nosso complexo cerebral existem mais conexões do que existem de estrelas ativas em nossa galáxia (Via láctea).
 
A consciência praticamente nenhuma participação possui nesta “cacofonia” existencial. A consciência pode até levar a fama, mas o trabalho árduo, complexo e dinâmico foi responsabilidade do cérebro em sua ação inconsciente. Nos valorizamos por sermos seres conscientes, que temos domínio sobre nossos atos, comportamento e pensamentos, mas isto possui uma vaga relação com a verdade, nosso cérebro age quase que o tempo todo de forma autônoma e inconsciente, podemos gostar de recebermos a fama por nossa CONSCIÊNCIA, mas nossa mente age freneticamente sob o ainda pouco conhecido mundo inconsciente.
 
Isto não nos tira beleza humana alguma, apenas deveria nos tornar mais humildes, posto que não somos conscientemente brilhantes ou conscientemente ativos, mas podemos graças à plasticidade de nossa rede neural ir construindo e desconstruído sinapses e reprogramando assim nosso um quilo e trezentos gramas de cérebro, a mais complexa das estruturas universais conhecidas. Ser humano é ter pelo menos esta consciência, a de que a evolução gerou um órgão maravilhoso, que de sua complexidade emerge uma mente e muitos seres, e que podemos, com vontade, trabalho e coragem, alterar a programação deste, se nunca em sua totalidade, pelo menos em sua parte mais vulnerável a nossa humanidade.
 
Nunca seremos diferentes, ou melhor já somos bastante diferentes posto que somos múltiplos e complexos, mas mesmo assim podemos alterar pequenas “exits” de nós mesmos, isto é ser humano, um reflexo imanente do processo mental sob o hardware de nosso cérebro.

 
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 15/03/2012
Reeditado em 15/03/2012
Código do texto: T3555260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.