Questões de Cultura Brasileira

Elaborar duas questões a serem debatidas em sala de aula sobre os textos Você tem cultura? (Roberto da Matta) e Da ciência biológica à social (Roque de Barros Laraia)

1 – Em seu início (final do século XIX), a Antropologia surge como uma ciência natural comparativa do homem, tratando das possíveis causas das diferenças entre as várias (raças) sociedades humanas. Neste princípio ela se baseava nos conceitos biológicos e evolucionistas.

Explique como a Antropologia acabou colaborando com a formação de conceitos (nazistas, por exemplo) de raças superiores e inferiores.

Os homens agem diferentemente porque são biologicamente diferentes e estas divergências são resultantes do processo evolutivo. Algumas raças já teriam percorrido todas as etapas do processo evolutivo e por isso seriam superiores àquelas que ainda não o fizeram.

Estas ideias davam uma sustentação científica para antigos pensamentos racistas e para justificar a exploração e a tomada de uma sociedade por outra. Os europeus, por exemplo, poderiam ser considerados mais evoluídos do que os indígenas americanos, daí a justificativa para a exploração do novo mundo e a inserção dos valores culturais (religião, ciencia, etc) do europeu sobre o índio, criando-se uma pretensa escala evolutiva (todas as sociedades deveriam passar pelas mesmas etapas de evolução que já haviam sido transpostas pela sociedade ocidental.

Outro exemplo teríamos nas justificativas utilizadas pelos alemães de que a raça ariana seria superior às demais raças, justificando a 2ª. Grande Guerra Mundial e a invasão e a tomada das terras de das demais ditas inferiores.

2 – Com base no texto, explique como a Antropologia distingue o comportamento humano do comportamento animal e reafirma a separação entre o biológico e o social.

Enquanto o comportamento animal é baseado nos instintos, o comportamento humano se faz através do aprendizado, da educação. Reside aí a diferenciação entre o social e o biológico, entre o aprendizado em sociedade e a carga meramente instintiva trazida pelo animal.

Equação: natureza X cultura: o comportamento humano humano é resultado da convivência social, da educação e das regras que ele cria como membro dessa sociedade e não em decorrência das determinações biológicas.

“Enquanto entre os animais o comportamento de toda a espécie é estereotipado ou, como dizemos, instintivo, não aprendido, e somente em extensão diminuta variavel e dependente da tradição local, a conduta humana não é estereotipada no mesmo sentido e não pode ser chamada instintiva. Ela depende da tradição local e é aprendida”.