Ensaio sobre a Umbanda.

O que é a Umbanda? De onde vem? Porquê?

O que faz? Qual seu propósito?

Umbanda é luz e cor. Água gelada nesses tempos de aridez religiosa. De acidez de valores. A Umbanda está longe de ser uma religião estática, pois se reinventa em cada sessão, em cada "gira". A Umbanda é tudo que pode ser e sendo assim, mais do que ela própria é.

A Umbanda é a brasilidade escrita em todos os médiuns. É o soldado de Cristo que matou o dragão, é o velho homem na pedra, acompanhado de um leão. É força e é justiça.

É a força dos ventos e o índio brasileiro, o miscigenado, o caboclo, o mulato e o cafuzo, é a natureza rodopiando e trazendo sua luz. Sua beleza. É a água que vem dos rios, os peixes do mar, é um parquinho cheio de crianças. É um negro velho sorrindo. É 7 linhas.

A Umbanda não é uma profissão, é um ato de professar. De doação em prol do outro. A Umbanda é o pé no chão e o sonho nas nuvens. É banho de 7 ervas. É silêncio no salão. É o respeito pelo pai-de-santo.

Não falo aqui de forma utópica, pois a Umbanda não se faz de utopia e sim de luta: seus sonhos são postos em prática a cada gira: o sonho de ajudar, de libertar, de cuidar... De resgatar pro pai maior.

A Umbanda é luz, é paz, é amor. É show e ensaio. É música e acorde. É uma única árvore e a mata inteira. A Umbanda é eles e elas, e é você.

Só depende de você.

Mateus Müller
Enviado por Mateus Müller em 10/04/2012
Código do texto: T3604611
Classificação de conteúdo: seguro