Para entender o Antigo Testamento

Nele contém 39 livros. Tendo autores variados homens, estes, patriarcas, profetas e juízes. Nele não se encontra participação das mulheres na composição dos manuscritos. Os homens, em sua maioria é que eram os autores do antigo testamento, foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus para escrever cada palavra que contém os 39 livros desta primeira parte da bíblia. Portanto, era um livro retrito pelo conhecimento e sabedoria de Deus, e pouca coisa era acrescentado pelo conhecimento e sabedoria dos homens.

Talvez a perticipação redacional dos homens na composição do antigo testamento se deveu pela analíse e observação dos pequenos fatos históricos. Porém, para Deus não era permitido uma interferência humana na filosofia que queria o SENHOR apresentar puramente. Por isso, os conceitos das idéias e a temática de cunho só religioso, era devido à sabedoria e ao conhecimento de Deus, pelo professorado do Espírito Santo aos homens, profetas e juízes que escreviam o antigo testamento.

Também nessa parte da bíblia vemos os fatos serem distinguidos da filosofia religiosa. A história da época do antigo testamento era ao que o pensamento de Deus queria fundar uma primeira comunidade ou um primeiro reino, e aí seria colocado pela primeira vez a forma dos individúos adorarem um só SENHOR e um só Deus. Era esse reino e essa comunidade, o estado de Israel. Na primeira vez ele nasce como uma comunidade, com só os descendêntes de Jacó, para depois ser reino. Vindo a surgir assim reino com a instituição do primeiro rei à Israel, que é Saul. Mas, como o primeiro rei perdendo a coroa depois de desobedecer uma ordem de Deus, de ser ele impedido de trazer entre os despojos do povo inimigo eles próprios, foi o que Saul fez, Davi, um jovem e pastor de ovelhas é o escolhido diretamente por Deus para se tornar o segundo rei de Israel.

Para Israel era dado os dez mandamentos, a Lei mosaiaca com o direito civil, os rituais com sacrificíos de animais e guardar o sábado. Nisto estava inserido a primeira filosofia de Deus no antigo testamento e, era ela direcionada só a Israel. A história conta a rebeldia dos povos israelitas quanto às ordenanças da Lei de Moisés, a instituição de outros ídolos para o povo de Israel adorar, a fúria de Deus que quisera ser o único SENHOR daquele povo, o castigo do povo de Israel, levados para o exílio duas vezes e sob a ditadura dos países que invadiam Israel para arruiná-lo.

Para começar a ler o antigo testamento qualquer pessoa tem que tomar como base o principal elemento das passagens históricas deste livro: Deus. É por ele que surge a idéia de criar o estado de Israel, mas este veio no princípio de Deus não para ser estado, porém uma comunidade de um só descendênte. Mesmo no tempo de Abraão e Jacó ainda não haver instituído as leis e quanto ao direito civil para o povo obedecer ainda era permitido a poligamia e o incesto. Deus aparece no antigo testamento como aquele que tudo fez: a comunidade de Israel, as leis, as ordenanças dos sacrifícios de animais e a obrigação em guardar o sábado. O homem era só o partícipe de tudo isso; não fosse a sua queda no Éden, aí ele tinha a permissão divina de ser o dono de tudo; era ele que dava o nome a todos os animais, às frutas e à tudo que Deus criou. Por isso o tempo do antigo testamento ficou conhecido como a época que Deus mais se manifestava para o homem, e falava com este através de seus mistérios e encarnações. Deus tinha muitas pretenções nesse tempo em que a bíblia trata como a primeira parte das histórias bíblicas, sociais, políticas, ecônomicas, religiosas e filosóficas. É isso que caracteriza o antigo testamento para os leigos e às pessoas pouco iniciadas nas suas leituras.

sergio bittencourt silva filho
Enviado por sergio bittencourt silva filho em 01/05/2012
Código do texto: T3643788