O FIM DOS MEUS REINOS.

Aprendi na escola que existem três reinos na natureza, o vegetal, o animal e o mineral. E fui carregando essa verdade como algo definitivo. Doce ilusão. Hoje vendo o livro de biologia do meu filho David, de 16 anos, descobri que não é mais assim. Agora tudo é dividido em três grandes domínios, Bacteria, Archaea e Eukarya e em cinco reinos, Monera, Animalia, Fungi, Plantae e Protista.

Pasmem, é isso mesmo. A diversidade dos seres vivos, levando-se em conta principalmente os aspectos microscópios, genéticos e bioquímicos, acabou por descortinar universos, que arrebataram o lugar de outros que até então vigoravam ad-eternum.

Sem contar a gozação do meu primogênito, que não perdeu a oportunidade para desenterrar o seu grisalho pai dos jurássicos confins de onde ele veio, essa constatação serviu pra mostrar que a evolução e as mudanças não perdoam nada, nem tampouco aquelas regras de biologia que os mestres se esgoelavam para nos fazer entender.

Não adiante resmungar diante da realidade dos tempos.

O consolo é que quando o David tiver a minha idade, certamente pagará o mesmo mico com seu filho adolescente. Esse dia será a minha grande vingança.

A propósito, os vírus não estão incluídos nestes cinco reinos, já que não possuem células, sendo constituídos por moléculas de ácido nucleico, que pode ser o DNA ou RNA, envoltas por moléculas de proteínas. Teve mais essa.

------------------------------------------

visite o meu site www.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 05/05/2012
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3650465
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.