Sobre a Intransigência

A intransigência é o defeito mais grave que alguém pode ter. Como dizer àqueles que ficam estagnados no seu mundinho e no seu ponto estático de vista que estão errados. Essa é a pergunta que não quer calar e pior que ela são as sete pedras que lhe são arremessadas ao tentar argumentar diferente do outrem intransigente.

Quando questionado ou discordado, os argumentos do intransigente são vários: "Sou mais velho que você!!!", "Já andei pelos lugares mais insalubres do mundo!!!", "Você não passou pela experiência e não sabe nada!!!". Os artíficios são vários para não ter que dizer as palavrinhas mágicas "Eu estou errado".

Quando acompanhada de agressividade, a intransigencia chega a ser uma castração, uma ditadura, que pune com socos e pontapés a dignidade e a individualidade daqueles que discordam daquilo que necessariamente não precisa estar correto porque foi uma pessoa mais velha ou que teve mais experiência que disse.

Não falo sobre ser a palmatória do mundo e querer estar certo sempre, falo sim sobre ser sóbrio, ponderado e justo para ouvir os argumentos dos autros e reconhecer quando estiver errado. Como alguém já disse uma vez, até mesmo os mais velhos erram e precisam ser chamado atenção, e isso vale também sobre "aquela velha opinião formada sobre tudo".

Não adianta cantar Raul seixas e se mostrar aberto ao argumento e, ao mesmo tempo, blindar suas ideologias com barreiras alienadas que nem mesmo bomba atômica atravessa. Vamos da canção à prática ser uma metamorfose ambulante, mas sem perder os princípios e ganhar a intransigência.

uiliam santana
Enviado por uiliam santana em 05/05/2012
Reeditado em 12/03/2013
Código do texto: T3651008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.