SISTEMA DE COTAS PARA INDÍGENAS: VOCÊ É UM ÍNDIO?

1519. O conquistador espanhol Hernán Cortez aporta na costa mexicana, rumando para a cidade de Tenochtitlán, a capital do poderoso império azteca.

Pela vaidade do Rei de Espanha, Cortez entra em guerra contra os nativos, cercando a cidade e cortando o abastecimento de comida e água. Depois de meses de cerco e batalhas sangrentas, as tropas espanholas dizimam a população da antes colossal Tenochtitlán, deixando os sobreviventes morrerem após contraírem "doenças europeias" (como a gripe).

Bem, esse fato histórico mudou a história do México para sempre. Mas, infelizmente, essa invasão europeia não ocorreu somente lá, mas em toda América Latina, incluindo o Brasil. Os tais bandeirantes, tidos como heróis, escravizavam, torturavam e massacravam vastidões de tribos indígenas em busca de ouro e pedras preciosas. Alguns deles tinham colares com dentes arrancados de índios como forma de amedrontar os nativos. Hoje, restam pouquíssimas tribos intactas no território brasileiro e, mesmo muitos indígenas que não vivem nelas, permanecem marginalizados ou obrigados a se moldarem de acordo com a civilização "branca", ferindo profundamente suas esferas culturais.

Diante do exposto, que é apenas uma gota no oceano histórico que conta o massacre que os indígenas sofreram no Brasil e em todo o mundo, fica evidente a necessidade de cotas para eles, uma vez que trata-se de respeito antropológico e cultural aos VERDADEIROS BRASILEIROS.

É evidente que nem todos os sistemas de cotas são razoáveis, mas possuem, apesar de tudo, um fundamento social essencial: reparar o que séculos de história destruíram.

Finalmente, como podemos descartar o sistema de cotas pra indígenas de modo tão severo se não sentimos na pele como é ser um? Por isso, pergunto: você é um índio?