O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS NOVELAS DA GLOBO?

Não se discute mais a força que tem a TV.

Talvez perca para internet em termos de velocidade de atingir imensas áreas geográficas em segundos, mas suponho que é imbatível na utilização de ferramentas subliminares, que passarão "recados" para quem estiver assistindo, sem que se tenha a exata noçäo que isso esteja ocorrendo naquele momento.

Gosto de assistir novela. Abandonei esse antigo hábito por uns tempos e que foi retomado agora com a "Cheia de Charme", da TV Globo

Bela trama, atores ótimos, direção impecável, músicas bárbaras, paisagens lindas.

Além do ""casual" entrelaçamento de situações, o que chama a atenção é o pano de fundo do enredo.

A história da pobre e linda menina que sonha em casar-se com príncipe encantado é mais velha do que a minha falecida avó Victória.

A novela aborda esta desgastada ladainha com maestria.

Diz-se que cada capítulo é desenvolvido e são "corrigidos" seus percursos a partir de pesquisas de mercado.

O triängulo Cida-Conrado-Isadora vai mais além.

Pelo menos até agora, reforça valores como rico-casa-com rico e que empregada deve somente juntar seus trapos com alguém "da sua laia".

Ela enfatiza com cruel veemência que o "sistema" privilegia e efetivamente "corta as asas" de quem tiver a audácia de ousar usurpar esta regra, punindo com ensanguentado coração os infelizes que não se conformarem com a situação originalmente vivida.

Como se ninguém pudesse se apaixonar por alguém de casta superior e se os olhares da paixão ficassem míopes ao enésimo grau quando se deparassem com outros provenientes de confins diferentes dos seus.

Fico imaginando quantas Cidas espalhadas por este Brasil continental estão vivendo, ou estão na espreita de viver, um relacionamento com alguns pontos de convergência com a novela da Globo.

E que, após sucessivos "toques" de que isso "não é correto", que "vai dar errado" e outras cositas más, acabarâo desistindo de ouvir o que seu coração está teimando em dizer e terminarão caindo fora.

Suponho que os autores nâo tenham premeditadamente e maquiavelicamente arquitetado este suposto efeito colateral, se atendo somente à tarefa de escrever uma história dinâmica, bem montada e que prende a atenção do público.

Sem entrar mais profundamente neste mérito, imagino o efeito que essas mensagens subliminares tão bem estruturadas causarão nas milhões de pessoas que ligam a TV na esperança inocente de relaxar e curtir alguns momentos longe do stress massacrante do cotidiano.

É justamente essa condição que abre as portas de sua mente, para que entrem mensagens de forma inodora e profunda, sabendo lá Deus aonde irão parar...

Não faço a menor ideia qual atalho a história da novela percorrerá daqui pra frente.

Mas, confesso, torço para que nossa ex-Emília, a atriz que faz o papel de Cida, consiga levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Até ela, uma reles empregadinha, tem o direito de ser feliz ao lado do seu amado.

Mesmo que seja só na novela.

--------------------------------------------------

Visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 12/05/2012
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T3663143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.