Conversas com Linguistas: Virtudes e Controvérsias da Linguística.
1. Introdução
O presente ensaio tem como objetivo compreender a ciência Lingüística que é um assunto de extrema complexidade, ainda mais quando se encontram várias opiniões sobre essa ciência de profissionais que atuam em diversas áreas de estudo. Nota-se a dificuldade que os lingüistas tiveram ao responder as perguntas alvitradas. No livro em investigação, os linguistas entrevistados defendem que a Linguística é composta por inúmeros elementos, dentre eles: o estudo da Língua, da
Linguagem, da comunicação do ser humano, etc.
2. O que é Língua?
Deparamo-nos com inúmeras definições sobre o termo Língua, e as mesmas trazem várias contestações como o próprio título do livro propõe. Algumas semelhanças são encontradas nas respostas, mas cada entrevistado possui um ponto de vista, alguns realmente definem o termo e outros ponderam qual a utilidade da língua.
Borges (2003, p.39) define “o termo língua é apenas uma abreviação útil para falarmos de um conjunto de idioletos, que, de alguma forma, achamos que se relacionam por semelhança”. Sendo assim, na concepção de Borges, pode-se concluir que o conjunto de idioletos é o que constrói a adjacência língua.
Na concepção de Castilho (2003, p.52) “a língua é multissistêmica e é
governada por um dispositivo sociocognitivo”, Castilho chega a essa conclusão após analisar várias definições de autores renomados a respeito do tema em pesquisa.
Após analisarmos inúmeros conceitos, definições e não definições sobre o que é a Língua. Podemos partir da premissa de que a Língua é conjugada de códigos, e é por meio deles que os seres humanos se comunicam e interagem entre si.
3. Que é Lingüística?
De acordo com os lingüistas entrevistados, entende-se como Lingüística a ciência da linguagem que estuda todos os elementos que estruturam uma língua.
Tudo o que se destina ao estudo da linguagem verbal e das línguas natural desenvolvidas no ser humano é lingüística.
No entender de Faraco (2003, p.66) “A lingüística é uma ciência que tem como objetivo a linguagem verbal ou as línguas naturais”. Sendo assim, pode-se afirmar que a Lingüística serve para ajudar o homem entender-se e entender melhor o seu passado.
Dentre várias outras definições, nos identificamos com Matos (2003, p.93) que caracteriza a ciência Lingüística como “processo de linguagem em suas múltiplas representações, principalmente a linguagem escrita, a linguagem falada e a linguagem gestual e que também se ocupada da descrição das origens, da estrutura, do funcionamento e dos efeitos do uso nos usuários”. Com isso, podemos
entender que a Lingüística articula diversos conhecimentos sobre a Língua para poder compreendê-la.
4. A Lingüística é ciência?
Podemos classificar a Lingüística como sendo uma ciência que se ocupa em explicar o processo da linguagem em suas diversas formas de apresentação, sobretudo a linguagem falada, a linguagem gestual, a linguagem escrita. O resultado de seus estudos está à disposição de várias áreas de serviço da humanidade.
Matos (2003, p.93) defende que a Lingüística pode sim ser apontada como ciência “No momento em que a lingüística tem um objeto de estudo próprio, uma metodologia, um método de estudo próprio, uma metodologia de estudos rigorosos que podem ser de natureza qualitativa e quantitativa, ela reúne as condições ou pré-condições para poder ser considerada ciência”.
Outro lingüista que concorda com o fato da Lingüística ser nomeada como ciência, é o Marcuschi (2003, p.136) “a lingüística é uma ciência, mas não uma ciência naquele sentido neopositivista que exige um controle rigoroso de todas as variáveis que entram para produzir resultados e projeções controlados e assim por diante”.
Sendo assim, concordamos com os lingüistas citados acima e qualificamos a Lingüística como uma ciência flexível e ao mesmo tempo austera.
5. Para que serve a Linguística?
Na percepção de Marcuschi (2003 p.137) o entendimento da serventia da ciência Lingüística é o seguinte: “depende sempre de que estudos linguísticos nós estamos falando”. Com isso, podemos asseverar que serve para gerar um conhecimento e entendimento melhor de forma mais aprofundado no campo da linguagem, a Linguística tem o compromisso de elucidar a realidade humana, e da história do ser humano, ela ajuda na metodologia de ensino da língua mãe, no aprendizado de novas línguas, e no estudo e a preservação de línguas em extinção, as chamadas línguas indígenas.
Outra concepção a respeito é a reflexão sobre língua e as suas formas de manifestação com a fala, discurso, interpretação, a oralidade, a gestualidade que também é um tipo de linguagem.
6. Considerações finais
Após breve analise sobre a ciência Linguística, observa-se que ela tem
grande importância na vida do ser humano e é usada em diversas áreas de estudo.
A Linguística é composta por inúmeros fatores conectados a língua, linguagem entre outros, e cada um desses fatores despertam e geram grande polêmica segundo os linguistas entrevistados no livro em investigado.
Referências:
XAVIER, Carlos Antonio. CORTEZ, Suzana. Conversas com Lingüistas: Virtudes e Controvérsias da Lingüística. Parábola, 2003.
Acadêmicas do 1º ano do curso de Letras e Inglês da FAFIUV.