São João: aquelas velhas e boas festas...

Sinto muita saudade daquelas velhas e boas festas de São João, onde todos nos reuníamos ao redor da fogueira, na casa de vovô. A rua nem era calçada, e ele fazia aquela grande fogueira, anunciando o nascimento de São João Batista!

Ao redor da fogueira, a “primarada” brincava até o dia raiar, até o fogo apagar, soltando fogos, bombas, traques, foguetes, chuvinha e vulcão...

Como eu era pequeno, soltava poucos fogos, uns traques e umas chuvinhas. O tio “nó cego”, mostrava com orgulho, dentro do guarda roupas (olha o perigo!), seu arsenal de bombas para soltar no São João! Inclusive a grande bomba “perigo” (parecia uma dinamite!).

Também não posso deixar de lembrar das comidas típicas, amendoim cozido, milho assado, licor, quentão, amendoim torrado, bolos, canjica..., tudo era muito saboroso!

A cidade ficava com o ar esfumaçado, de tantas fogueiras pelas ruas enfeitas de bandeirolas e balões, com as festas familiares em todos os recantos.

O tempo passou, a velha rua foi pavimentada (calçada), vovô descansou, as fogueiras e as festas em família desapareceram... Hoje é aquela festa meio sem graça e impessoal... Aquela reunião numa mesa de barraca, em meio ao parque da lagoa lotado, com aqueles shows “modernos” de bandas famosas e pequenas, com o tempo marcado, sem o verdadeiro encontro das famílias e o festejo de São João. Sem contar o sufoco para estacionar um carro, as brigas e o perigo de assaltos...

Aqueles velhos e bons tempos não voltam mais... que possamos da melhor forma, trazer um pouco da antiga alegria para nossos filhos, festejarem o São João em paz! Viva São João!

L.M.J.

23/06/2012.

12:00 hs.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 23/06/2012
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T3740175
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.