O caminho amplo e a vereda

“ Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” Ecl; 3; 14

“Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Pv 30; 6

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apoc 22; 18 e 19

Nada tem sido mais questionado em sua veracidade que a Palavra de Deus. Para alguns, mero livro humano; pra outros, imposição esperta de Judeus; para muitos, um compêndio radical e ultrapassado.

Ora, aqueles que apresentam “dificuldades” bíblicas, textos que feririam certos valores, não se dão ao trabalho de investigar como se pode solucionar, sequer cogitam que o problema pode estar numa compreensão errônea, anacrônica, superficial.

Outro dia, um ateu comentando uma mensagem minha zombou, dizendo ser tolice a fé, condicionamento, produto do meio. Objetei que onde moro, minha vizinhança em sua grande maioria não crê, nem eu o fazia, somente depois de adulto fui convencido a crer. Ele saiu de cena sem resolver a questão, por quê? Porque não há um interesse honesto em solver dúvidas, apenas, rejeição obstinada à Palavra de Deus.

Outro aludia a certa experiência com um cretino disfarçado de crente, concluiu genericamente que todos são safados e Deus não existe. Após meu protesto pedindo respeito, sugeri uma mensagem que escrevi chamada “Desmascarando Deus”.

Ele leu, disse que estava surpreso por eu escrever bem, conhecer concordância, retórica, etc. Mas, que meu texto era incongruente, e que citei muitas frases de outros autores, e mais, eu apenas falo bem, mas, não vivo da forma que apregoo.

Primeiro, o preconceito. Quem disse que evangélico é sinônimo de burro, que não sabe escrever, se expressar? Claro que a fé não depende de inteligência, pois é, antes de tudo, questão espiritual, moral; pode-se ser um gigante intelectual e ainda um devasso moral. Então, ao ver pessoas incultas manifestando fé, não torna lícito crer que todos os servos de Deus são assim.

Segundo; disse que meu texto é confuso, que apresentei muitas frases de terceiros; mas, não deu nenhum exemplo de uma palavra, frase, ou parágrafo que justifique a acusação.

Quando cito frases de outros, o faço porque corroboram o que penso, não pego carona, apenas, apresento mais testemunhas a meu favor, queria saber se ele defende o ateísmo sem fazer o mesmo; todo apologista faz.

Terceiro; Falou que prego algo que não vivo, sem me conhecer. Baseado em quê, ele faz tal afirmação? Preconceituoso, incoerente e temerário, o sujeito se mostrou num breve comentário apenas. Como ficaria se falasse as mais de 700 mil palavras que tem na Bíblia?

Encabecei esse ensaio com citações sobre a imutabilidade de Palavra de Deus, e é essa, “sua” grande dificuldade. Tinha um antigo comercial na TV onde uma questão era posta, acho que sobre mobilidade urbana, e um gaiato respondia assim: “Ou alargam as ruas, ou estreitam os carros.”

Pois bem, no âmbito moral, o problema é semelhante; ou ampliam-se as liberdades legitimando toda sorte de vícios, ou, exercita-se a virtude mediante domínio próprio.

Uma vez que o mundo escolheu “alargar as ruas”, legitima casamento gay, maconha, e daqui a pouco, aborto. Como a Bíblia tem uma mensagem que rejeita tais ações, natural que seja odiada, e seus seguidores, ridicularizados.

Todavia, ao melhor combatente da obra de Deus, Saulo de Tarso, Jesus advertiu: “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”; noutras palavras: Por que estás dando murros em ponta de faca? Afinal, combater bens espirituais com argumentos intelectuais é ridículo como tenta moldar o aço, com as mãos.

Deus não precisa que ninguém creia, embora deseje que todos o façam; nós precisamos. Apenas adverte: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;” Mat 7; 13

Radical assim; não há meio termo. Aliás, mesma fonte exorta a cada um, no sentido de que tome posição clara acerca dos valores morais; “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda” Apoc 22; 11

Muitos não conseguem “estreitar o carro” dos desejos insanos ainda se dão ao direito de medir valores espirituais com a enganosa “régua” do corpo, chamando de “castração da liberdade”; esses, mesmo duvidando, afirmam que a Bíblia é verdadeira, afinal, em quê consiste a cruz, senão em renúncia, sacrifício? Eles podem não querer, mas, não dizer que é incoerente.

A triste sina da recentemente falecida cantora britânica Amy Winehouse, ilustra grande parte da humanidade. Ela, visivelmente tinha problemas com álcool e drogas; propuseram uma internação de dez semanas num centro de reabilitação, ela recusou, e zombou na letra da música “Rehab” de rehabilitation. “They tryed to make me go to rehab, but i Said no, no, no”. (Eles quiseram me fazer ir para reabilitação mas eu disse, não, não, não.) Mais adiante na letra, ela diz que não tinha setenta dias para perder. O fim todos sabem. Perdeu tudo, morreu aos 27 anos apenas.

De igual modo, muitos, recusam o tratamento de Deus, pois, isso demanda tempo e esforço, e eles têm mais o que fazer, e zombam. Uns, adquirem bens como se fossem viver dez mil anos na terra, mesmo, pouco passando dos setenta; a um assim, Jesus ensinou o que será dito: “Louco, essa noite pedirão tua alma, o que tens preparado, para quem será?”

O entendimento espiritual segue uma norma diversa do natural; esse, quanto mais inteligência, mais vigoroso, aquele, quanto mais obediência, mais luz; ensino antigo, nos lábios de Salomão: “O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito." Pv 4; 18 e 19