A matança de 6.600 vidas por minuto.

Uma nota na Veja publicada há algum tempo informou que a JBS abate 9,5 milhões de frangos por dia, o que dá um total de 6.600 por minuto.

Número estupendo.

Dá pra imaginar a estrutura, os equipamentos, a tecnologia e tudo o mais que se faz necessário para ceifar a vida destas aves que, de fato, só vêm ao mundo para saciar os estômagos de milhões de pessoas.

Esquece-se, suponho, que são vidas, que têm sentimentos, que sentem dor e que também teriam o "direito" de crescerem, envelhecerem e morrerem como nós.

Esquece-se, suponho, que lhes arrancam o direito de decidir qual caminho gostariam de percorrer durante suas vidas.

São meros objetos de consumo, a exemplo dos derivados de plástico, de petróleo, de alumínio e por aí vai.

Atender a demanda por alimentos da raça humana é uma hegemonia soberana, enterrou-se há muito tempo a culpa pela matança desenfreada de animais que são criaturas de Deus tanto quanto nós, alcunhados de humanos.

Não cabe aqui fazer apologia do vegetarianismo e nem, tampouco, peitar as regras que regem a sociedade de consumo atual.

Também não tenho a pretensão de colocar em cheque a forma como estes animais indefesos são abatidos, numa franca demonstração de descaso com relação à vida que irá transformar-se numa carne fria, inerte e anônima para meramente preencher as prateleiras dos frigoríficos.

O que assusta é o gigantismo da dimensão das 6.600 aves assassinadas por minuto.

A minha cabeça leiga, ingênua e um tanto revoltada não consegue enquadrar em qualquer recanto do meu imaginário o volume de penas, de cabeças, de peito, de coxas, de miúdos, enfim, o destino que se seguirá ao abate destas pequenas criaturas.

Criaturas com seus sonhos, encantos e beleza únicas, atributos que são amotinados nesta linha de produção incansável, na qual só vigora o lucro como remanescente daquilo que, certo dia, nos imantou com sopros divinos, para ocuparmos o nosso pedaço de chão neste planeta.

Que, a cada minuto, fica 6.600 vezes mais vazio, mais triste e mais lamentável.

--------------------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 24/06/2012
Reeditado em 10/03/2013
Código do texto: T3742488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.