Os desconfiados.

Há tempos venho observando estas lojas de orientais que vendem produtos baratos na sua grande maioria.

Aqui em Campinas onde moro existem de montão.

O que chama a atenção é que sempre fica alguém do lado de fora checando se ninguém está roubando nada.

Algumas vezes ficam de pé, sentados num banquinho ou numa escada. Olhos atentos para qualquer movimento suspeito.

Curioso é que muitas vezes a loja do lado vende os mesmos produtos e o seu dono brasileiro não tem o mesmo cuidado.

Imagino o esforço de alguém vir de outro continente pra tentar a vida neste chão tupiniquim, não conhecendo uma palavra do novo idioma ou dos costumes deste povo.

E após estabelecer-se ficar de prontidão durante todo o expediente para flagrar quem tentar levar um badulaque qualquer pra casa sem passar antes pelo caixa.

Sei que não somos um povo que é exemplo de retidão e honestidade, imagem que foi gerada principalmente por alguns brasileiros, e neste universo se destacam alguns políticos em especial.

Mas somos gente boa, trabalhadora, cumpridora dos seus deveres com a sociedade e com o país.

Gostamos de pagar as coisas que queremos comprar, por incrível que possa aparecer.

Somos um povo acolhedor e o melhor exemplo disso que deixamos nossas portas abertas para que estes imigrantes venham fincar suas raízes por aqui, disputando o mercado com os nossos irmãos e fazendo deste chão a sua nova terra.

Não há necessidade de tratar desta maneira quem estendeu a mão

e abriu o seu coração sem discriminação ou preconceito.

-------------------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/07/2012
Reeditado em 17/07/2012
Código do texto: T3782479
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.