Do coração de uma mãe

Há dias que venho um pouco incomodada com o rumo de situações que a vida seguiu de um determinado tempo, e começo diretamente falando do sacrificio da maior parte dos pais.
As mais novas mães nem imaginam que levaram para sempre sacrifício, cuidado e amor pelos filhos pela vida inteira,sendo as vêzes incompreendidas e julgadas.Mães também devem saber do seu proceder, agir sabiamente para ter sempre o carinho de seus filhos de noras,filhos e netos consigo, e para isto precisamos destilar amor dedicação,compreenção e respeito, dentro da tarefa que nos foi confida por Deus.
        
Um dia fomos infantes e, como nos sentiamos felizes quando nossos pais nos elogiava ou nos davam uma atenção especial,adoravamos andar de mãos dadas com eles , quanta confiança , quanto amor, então, quando adolecentes começavamos a ver o mundo diferente e conhecendo parte deste mundo queriamos mergulhar fundo achando que tudo era fácil e colorido, menos nosso professores e as provas mensais, outras vêzes nem queriamos que nossos pais nos acompanhacem para que não fossemos tomados por infantis.Com o tempo descobriamos as paixões , sofriamos mas tinhamos em mente que o mundo era feito assim mesmo, havia como que um encantamento causado pela mocidadediante da vida ainda a desvendar.
            
Em todos os momentos tentei de alguma forma ser o melhor que pude para meus filhos, acompanhei com bastante cuidado todo o desenrolar de suas vidas tentando entender participar, no entanto não podia, infelismente estar com eles todo o tempo, o trabalho e as ocupações diárias faziam que ouvesse ausências em determinadas situações As quais eu não estava presente como deveria. Mas, ao mesmo tempo tinha que alimenta-los e prover nossas necessidades para isto tinha que trabalhar, assim penso que não dediquei toda a atenção que eles necessitavam, sabia que eles precisavam de cuidados especiais,de amor de afeto,ouvir seus queixumes, disciplinar qundo necessário, além da vestimenta boa alimentação para o desenvolvimento deles,cuidados com a saúde e por ai seguindo.De repente adolecentes e mais que de repente vieram os namoros e namoricos, festinhas, baladas, shows, além dos telefonemas , e ai em parte eles não precisavam mais de mim, Só da ajuda algumas situaçoes na escola, algum dinheiro para suas diversões e necessidades, o que era por hora um situação normal.
      
Um dia vi meus filhos casados e com seus lares e suas esposas.Olho agora e vejo meus netos chegando e quanta felicidade, mas o cuidado é o mesmo de outrora sendo acrecido com o imenso amor aos meus netinhos além de meu genro e minhas noras que compõem o quadro da minha familia. 
       
Eu sempre orei por meus filhos todos os dias e em todas situações de suas vidas, agora não consigo pensar apenas neles, cada qual forma um conjunto do amor, filhos noras e netos, isto torna minha vida cheia e amis superlotada de cuidados.Sei que devo aceitar nossas vidas separadas pelo trabalho, morada e responsabilidades.Mas confesso que certos dias sinto terrivelmente a saudade dos velhos tempos da familia unidos em nossa casa.
       
Olho meus filhos e ainda os vejo como crianças a precisar de conselhos e ajuda,agora, sou apenas uma pessoa especial que faz parte de suas vidas, a mãe deles, penso que querida,mas sabendo que já terminei meu tempo de obrigações, suas vidas estão seguindo, e tenho que ainda acompanha-los dentro do possível, mas seria muito bom que tudo continuasse em perffeita armonia para o bom andamento dos meus dias e é isso que mais desejo.Sei que meus filhos me amam e propositalmente talvez , a vida faz acontecer estas separações para eles amadurecerem e para nos nos sentirem mais livres e mais independentes como adultos, mesmo sendo um liberdade ilusória, pois eles estão dentro das nossas mentes todo o tempo, dentro de cuidado e carinho constantes, muitas noras e genros teem ciumes do relacionamento dos filhos, sem entenderem que, no futuro passaram pelo mesmo processo dolorido e sem necessidade de acontecer esses vexames,Pois nos sabemos que devemos aceitar os relacionamentos dos nosso filhos e deixar que a própia vida os ensine a serem felizes.
Seria muito bom que compreendessemos a vida familiar de nossos filhos, sem interferir com conversas chatas e certos conselhos que, as vezes somos tomados por pais chatos quantas travessuras escondidas, quanta mentiras desnecessárias nosso filhos fazem e o pior é que acabamos descobrindo e nos decepcionamos e sofremos com isso.
Voltando a falar sobre noras e genros ,eles precisam entender que o processo do desligmento é demorado e que eles saibam dividir bem os dois lados da moeda, pois eles também teem seus pais e familia, deve existir agora uma só união e as divisões só deixarão mágoas e vazio nos corações dos pais. O relacionamento deve ter partes onde a amor e a união devem convergir para Deus e entre os irmãos e a familia unida, assim os netos também serão criados vendo o exemplo da união familiar. Os casais não compraram egoisticamnte um esposo ou esposa , mas sim,um companheiro ou companheira para contituirem uma familia das duas partes e formarem uma nova familia.Um dia pais e mães haverão de dormir no Senhor, e por certo partirão felizes, se existir esta união familiar.
       
Com relação aos filhos,nosso útero gerou, amamentamos e sofremos a dor do parto,além de serem nosso sangue, os filhos são parte de nossas vidas, o amor é completamente diferente do amor entre casais, por isso é chamado amor paterno e amor materno,nossos filhos são parte de nos e de nossas vidas, a menos que nos abandonem, nos sempre teremos a s portas abetas para eles,seria notável que alguns filhos nunca esquecessem este afeto e este amor de mãe e de pai.e soubessem valorisar,e dentro do sentimento de filhos darem mais atenção e carinhos para seus pais. Que agora teem tão pouco tempo para ficar com eles . Filhos estão sempre tão ocupados, que só notaram , quando na lápide estiver escrito “ETERNAS SAUDADES”Por certo tarde demais.
O que certamente uma mãe jamais entenderá é a indiferença dos filhos ou a certeza deles que somos eternos ou ricos demais para nunca precisar deles. Precisamos em tudo e em tudo carecemos das suas atenções de seus cuidados, realmente vamos evelhecendo e vamos nos tornando crianças como eles foram um dia.O cuidado dos filhos com os pais deve fazer parte de suas vidas,isto fará os pais se sentirem  amados e recompensados, sabendo que o amor e cuidado e educação  que demos a eles não foram em vão. Se os filhos soubessem que mais tarde haverão de sentir as mesmas sensações e sentimentos e como copiados na sua cadeia genética, sentirem os mesmos sentimentos e emoções sentindo o mesmo que os pais sentem agora.
O bom filho é sempre ajudado pela graça de Deus e abençoada sua vida.
Os pais quando mais idosos necessitam dos filhos, de seu cuidado amor e compreensão,
os filhos quando adultos e independentes também devem entender que agora os pais necessitarão mais de suas atenções e amor.