Campeonato Global do Futebol Brasileiro

Campeonato Global do Futebol Brasileiro

Armstrong

O atual campeonato brasileiro de futebol, dividido nas Séries A, B, C e D ou primeira, segunda, terceira e quarta divisões não tem se mostrado eficiente para melhorar a qualidade desse esporte no Brasil, haja vista os times que disputam as séries C e D, e outros que sequer tiveram oportunidades de estar em qualquer série não conseguem recursos para pagar os compromissos que um clube de futebol invariavelmente tem que arcar mensalmente. Outro fato é que as oportunidades de ascensão de clubes, de uma série para outra, quase sempre são ocupadas por clubes recentemente rebaixados. Assim, a maioria dos clubes se eterniza nas séries mais baixas sonhando um sonho quase impossível. A ideia de um campeonato global, tal qual se expõe a seguir, se bem executada, poderia criar novos tempos para os clubes e, quem sabe, um novo rumo para o sucesso do futebol brasileiro.

Imaginemos que os clubes que disputam as atuais séries A, B, C e D além de outros clubes representativos de cidades com mais de 100 mil habitantes, que nem participam dessas séries, fossem em torno de 200 clubes. Poderíamos criar 10 (dez) Chaves de 20 clubes cada. Para compor cada uma dessas Chaves deveríamos proceder da seguinte maneira:

1) O campeão e o vice-campeão de cada Chave, no ano anterior, seriam Cabeças-de-Chave no ano seguinte;

2) Os demais clubes que disputariam cada Chave deveriam ser escolhidos por sorteio dentre os 180 clubes restantes;

3) O clube que fosse classificado em último lugar em cada chave por dois anos consecutivos perderia a vaga para outro clube de seu Estado.

O Campeonato Global teria duas fases:

1) Na primeira fase, cada clube faria jogos de ida e volta com os outros 19 clubes de sua Chave;

2) A segunda fase seria uma disputa entre os campeões e vice-campeões das dez Chaves, ou seja, entre os 20 melhores clubes de cada ano, nos moldes do atual Campeonato Brasileiro da Série A.

Sabe-se que realizar um campeonato tal como se propôs acima não é uma tarefa fácil, haja vista a enorme distância entre as cidades brasileiras e os custos com hospedagens de comitivas de tantos clubes, mas a realidade das arrecadações poderia ser outra quando se sabe que os clubes de nossos corações estariam disputando um verdadeiro campeonato brasileiro, que poderia conduzir nosso futebol a uma nova realidade. Como uma forma de aumentar a receita dos clubes, poder-se-ia explorar mais a transmissão de jogos pelas TVs Aberta e Paga, realizando jogos nas Terças e Sábados para uma parte dos clubes e nas Quartas e Domingos para os clubes restantes. Para minimizar os custos, os clubes poderiam investir na construção de hoteis para a hospedagens das comitivas de visitantes. Pouco custa sonhar, mas vale a pena tentar.