A polêmica sobre Monteiro Lobato

Olha, sinceramente ficar questionando e tentando tapar o sol com a peneira julgando suposto racismo em termos empregados por Monteiro Lobato em algumas de suas obras, é perca de tempo, o racismo é uma questão social que vai além das obras literárias, existem tantas obras RUINS que circulam livremente pelas mãos de crianças e adolescentes e ninguém questiona por serem obras INTERNACIONAIS.

Se formos levar em consideração, teremos de lembrar que o processo histórico do Brasil da época era extremamente diferente, ainda que seus reflexos respinguem na nossa sociedade atual, Machado de Assis era mulato, e tinha pai mulato, e ainda assim empregou em suas obras termos considerados atualmente racistas, Jorge Amado fez referências ao comportamento sexual pedófilo, e de estupro em Capitães da Areia, Jorge Amado também se refere a Bigamia ( comportamento este que era considerado crime no Brasil ) em Dona Flor e Seus dois Maridos, e nem por isso ambos são tidos como má influência a educação e formação de caráter, porém isso não exclue o fato de que Monteiro Lobato era racista.

Nossas crianças tem acesso a conteúdos racistas, sexuais, homofóbicos por meios mais fáceis e por mídias mais controversas, a internet é um belo exemplo disso. E ninguém de fato se importa.

Condenar um clássico literário, é condenar um país democrático as mazelas de uma ditadira disfarçada, talvez coibir e desproporcionar o acesso dos jovens as obras literárias clássicas brasileiras, é joga-los na lama da Internet e das Mídias que empurram goela abaixo ideologias de segregação de um modo disfarçado e empurra-los para o abismo da ignorância.

O racismo não está eternizado nas palavras de Lobato, mas sim nas atitudes Históricas que assumiu o nosso País, e também intrínsecas no convívio social , para garantir a igualdade e reequilibrar a História são outras as soluções. Está na educação, no senso social, na consciência de coletividade e igualdade entre a diversidade racial, cultural, religiosa, e sexual.

Não é esse o meio mais correto de proporcionar a raça negra a IGUALDADE TÃO MERECIDA E DE DIREITO, tenho vergonha de ter nascido em um país onde a escravidão foi o braço forjador da pátria, mas há de se ter caráter e força suficiente para mudar a História na parte que nos cabe.

Lobato era racista, mas isso não exclui a genialidade das suas obras, mancha sua imagem, mas mantém a mácula literária que lhe cabe.

Charlene Angelim
Enviado por Charlene Angelim em 27/09/2012
Reeditado em 30/07/2015
Código do texto: T3903807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.