BREVÍSSIMAS IMPRESSÕES SOBRE O TIRANO

Todo homem que se prediz ser mais autêntico que os demais. E também ter respostas para quaisquer que sejam as questões. E, ainda, sentir confortável em ser ouvido e agraciado com os olhares assombrosos dos admiradores, cuidado, estaremos diante de um possível tirano. A tirania, como prática politica, ao longo das história, já nos ensinou o que acontece quando pessoas ascendem ao poder tomadas de satisfações pessoais. De início, tem a "natural" vontade de estar junto do povo, conhecer seus problemas, sentir seus desejos e dramas, enfim, o "candidato" a tirano, normalmente aparece revestido das mais nobres qualidades humanas: é solidário, sensível, conciliador, apegado ao grupo, à família, etc.... Noutras palavras, o tirano tende ser aquele que traz em si qualidades que a sociedade tipifica como sendo aquelas que atendem ao convencionado pelos usos e costumes sem, no entanto, ferir opiniões e ou tendências religiosas. O tirano é todo aquele ser que se caracteriza por "saber" ouvir a maioria, mas que ao final, com um discurso consensual (harmônico), traz pra si (e para os outros) a certeza que a aquela saída fora a melhor possível. O tirano, ao contrário do que parece, gosta da massa, do povo. É com apoio dela que se mantém, mas basta, por mínimo que seja, perceber que seu poder está ameaçado, o tirano não perde tempo: volta-se contra o povo e contra todo e qualquer, do seu governo, que se mostrar simpático com as massas. O tirano é o pai patrão. O filho só o terá enquanto segui-lo. Mas no dia em que o filho quiser andar com suas próprias pernas, o tirano criará mecanismos de poder evitá-lo. Ainda que não funcionem, o tirano contará com porta-vozes que se encarregaram de difundir o medo, e não se incomodarão, em dizer quais serão as sanções. O tirano, ao contrário do homem comum - e que também tem as mesmas qualidades, quais sejam: conciliador, solidário, humanista - pensa com os olhos o Poder.O tirano é forjado, isto é, ele está em constante trabalho(mental) para alcançar seu objetivo. Ele não perde o foco, ele não mede consequências. Para ele, os fins justificam os meios. O tirano, mesmo que tenha que dar certa "mudada de rumo", ele o faz, mas a mudada representará o meio para chegar no seu destino, ou seja, o tirano não muda, ele apenas se adapta as novas circunstâncias. Enfim, o tirano é um grande camaleão, e a presa é toda aquela que não se apercebeu das mudanças de cor.