Contos de Fadas?

"Contos de Fadas ou Contos de Bruxas?"

Por si só os contos ditos como “de fadas” já causa certo horror,a começar pela crueldade exagerada dos malfeitores,onde já se viu mandar matar a enteada por causa da inveja,ou o próprio pai deixar os filhos na floresta para morrerem,entre outros absurdos.

As historias legitimas foram baseadas em lendas e folclores,aonde a grande parte vem da Europa,alguns dos percussores a se basear nestas narrativas,foram os irmãos Grimm,de livros cujos títulos seriam mais ou menos: “contos para adultos e crianças”,porem como eram assustadores na sua maioria,nem todos os pais liam para os filhos.

Os primeiros textos não se parecem muito com os atuais,pelo menos algumas histórias,porque com o passar do tempo tiveram alterações, devido às versões que foram surgindo e os autores omitiram certas coisas,tirando muitas vezes o sentido original do conto,tudo isto ocorreu por conveniência simples e puramente,para que os contos ficassem atrativos para todos e empresas como a Disney fez imortalizar as histórias,por algum motivo desconhecido.

Curiosamente as versões atuais dos contos,seja pelo final açucarado ou por a história aparentar uma inocência,fazem sucesso nos quatro cantos do planeta e por todas as idades,porem estes textos modificados não seria uma espécie de enganação?,que tipos de pessoas estão formando?;

Uma criança crescendo com esta influencia,de que precisa ser bonita como a princesa,para conquistar um belo e rico príncipe,as bruxas são feias e vão ser mortas no fim,o casal vai ser feliz para sempre,assim cria falsas expectativas e quando adultos viram pessoas fúteis ou frustrados, porque o mundo atual não lembra estes textos,muito pelo contrário,eles se assemelham aos contos verdadeiros,onde existiam estupro,cesto, pedofilia,necrofilia,zoofilia,canibalismo,entre outros crimes graves.

Em minha opinião as mudanças os deixaram ainda mais surreais,pois imagina se todas as lendas urbanas se transformassem em contos infantis?,fico me perguntando qual a modificação seria feita,apesar de que pensando bem os escritores são bem criativos,afinal o que não falta por ai é lobisomem,vampiro e outras criaturas do mal,sendo colocados como seres interessantes e não assustadores.

Claro que os contos originais não dariam para ser lidos por crianças, apenas pelos pais que ficariam mais alerta,porque infelizmente com tantas informações que somos submetidos,ainda tem gente que confia muito nos outros,ou deixa seus filhos soltos por demasia.

Nem quando transformam os nomes eles acertam “contos de fadas”,as fadas que hoje se refere boas madrinhas,infelizmente antigamente não eram descritas seres do bem,também eram como lendas,em cada lugar a população dava a sua versão,mas no geral eram ditas como almas pagãs, que não aceitaram ir para a luz e ficavam vagando pelo mundo, com determinados poderes,geralmente apareciam em forma de crianças, para se aproximar de adultos com alguma espécie de dom,ou de crianças pela pureza,para lhe fazerem mal,ou roubarem as suas energias.

(Algumas curiosidades: Diferente dos contos de hoje em dia,as princesas na boa parte eram crianças,com aproximadamente sete anos ou pré-adolescentes.Não são todos os contos que são lendas,tem uns que foram inspirados em pessoas reais,como a “Alice no pais das maravilhas”,cujo autor tinha o abito de desenhar ou tirar fotos de crianças nuas,além de ser fascinado por uma menina de nome Alice.A grande maioria dos autores para não afirmar todos,tinham ligação com o místico, que são bem evidentes em suas obras.)

E qual a conclusão disto tudo?,que os antigos autores mostravam os fatos reais,por mais macabros que pudessem ser,diferente dos mais atuais que nos poupam dos detalhes sórdidos e assim deixando na ignorância,por qual razão um e outro teriam estas visões distintas?, quem estaria com boa intenção na realidade?,o que mostra ou o que esconde?. De um jeito ou de outro,mesmo com tais diferenças nos textos,eles continuam levando a magia,o feitiço,a fantasia,o oculto, símbolos e tudo de sobrenatural as crianças,que são introduzidas a um mundo que deveriam estar distantes.

Violeta Azul
Enviado por Violeta Azul em 04/11/2012
Reeditado em 05/11/2012
Código do texto: T3967634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.