É só uma piada ?

Conforme o próprio Laerte (quadrinista) afirma em uma entrevista: o fato de o humor ser livre não significa que o artista não deva refletir sobre quem vai rir da sua piada. "Considero um ultraje, assim, afirmar que “é só uma piada”.

Na minha opinião, no Brasil, existe uma clara polarização entre os humoristas. No geral, podemos dividi-los entre aqueles que preservam o "status quo" fazendo piadas que apenas reforçam os preconceitos já inseridos e propagados na sociedade e aqueles mais subversivos que buscam dar uma nova roupagem, desconstruindo piadas prontas que frequentemente atacam grupos vitimizados.

Creio que a arte e o processo de criação do segundo tipo é muito mais interessante e desafiador, pois é fácil criar ou reproduzir piadas batidas e preconceituosas que são difundidas a todo instante pela mídia e por diversos setores sociais.

Agora, não sou a favor de um monitoramento e censura ideológica das piadas.Toda piada leva um teor de maldade e tem alvo, nem que seja o próprio humorista. Sou desfavorável ao politicamente correto.

Ambos os lados devem ter liberdade para proferi-las e que saibam lidar com as consequências: tanto quanto aos risos quanto as críticas diante do seu humor. No minimo ninguém é obrigado a achar algo engraçado. Um maior grau de exigência por parte de um público mais crítico, levaria ao humorista a ter que produzir piadas mais arrojadas e de maior qualidade.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 02/01/2013
Reeditado em 02/01/2013
Código do texto: T4063839
Classificação de conteúdo: seguro